A Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e seus sindicatos filiados defendem a instituição da Carreira Pública de Estado para engenheiros em todos os níveis de governo (federal, estadual e municipal). A medida trará valorização profissional à categoria e garantirá melhores condições de atendimento à população e desenvolvimento.
Atualmente, a luta por dessa bandeira se dá na defesa da aprovação do Projeto de Lei 3.118/2023, da deputada Laura Carneiro (PSD/RJ). A matéria, plenamente convergente com o pleito da FNE, caracteriza como essenciais e exclusivas de Estado as atividades exercidas por engenheiros, agrônomos e também arquitetos, quando ocupantes de cargo efetivo no serviço público federal, estadual e municipal.
Proposta anterior com teor similar constava do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 13/2013, que contou com a defesa incansável das entidades. Aprovado nas comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Constituição e Justiça (CCJ), o projeto, contudo, devido a normas regimentais, foi arquivado definitivamente no final de 2022, já que não foi votado pelo Plenário do Senado Federal em quase dez anos de tramitação.
Segue a luta pelo devido reconhecimento dos engenheiros no setor público e para que tenham condições ideais de atuação a serviço da sociedade.
Confira histórico da mobilização em defesa da Carreira de Estado
=> Murilo leva à Câmara dos Deputados o apoio da Engenharia ao PL 3118 sobre Carreira de Estado
=> Palavra do Murilo | Carreira de Estado e a oportunidade que não deve ser desperdiçada
=> Palavra do Murilo | Nossa luta pela carreira exclusiva de Estado
=> Murilo faz maratona no Senado pela aprovação da Carreira de Estado
=> Projeto da carreira de Estado para engenheiro é desarquivado e já pode ir a votação
=> Na luta pela carreira pública, por Murilo Pinheiro
=> Engenheiros em defesa de projeto da carreira de Estado
=> Senado deve votar carreira de Estado para engenheiros
=> Câmara aprova engenharia como carreira típica de Estado