O presidente da FNE, Murilo Pinheiro, esteve ontem (16/4) na Câmara dos Deputados dialogando com parlamentares da Comissão de Administração e Serviço público (CASP) sobre a importância da aprovação do PL 3118/2023, da deputada Laura Carneiro (RJ).
O projeto estabelece que as atividades próprias das profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrônomo, quando desempenhadas por profissionais ocupantes de cargo efetivo no serviço público federal, distrital, estadual e municipal, são consideradas essenciais e exclusivas de Estado. Ele se encontrou com o presidente da Comissão, deputado Waldemar Oliveira (PE) e com o relator do projeto, deputado Luiz Gastão (CE), levando a posição da federação.
A Carreira de Estado do Engenheiro tem sido uma luta da FNE e sua base de entidades sindicais junto ao Congresso Nacional, em apoio a iniciativas de parlamentares na Câmara e no Senado, buscando a valorização e proteção dos profissionais colocados à disposição do serviço público e confiança da população.O PL 3118/2023 introduz essa garantia fundamental para as carreiras da Engenharia, através de um parágrafo adicional ao artigo 1º da Lei nº 5.194/1966.
Em apoio ao projeto e reconhecimento pela iniciativa, Murilo esteve no gabinete da deputada e se encontrou com parlamentares que acompanham as lutas da Engenharia na CASP. A todos, ele entregou ofício da FNE pedindo celeridade na aprovação. Murilo também colocou a federação à disposição da CASP para colaborar com informações e propostas objetivas e factíveis frente aos temas e projetos tratados na comissão e agradeceu antecipadamente a oportunidade da participação em defesa dos interesses da Engenharia.
Fotos: Murilo e Waldemar Oliveira (esq.) e Murilo e Luiz Gastão (dir.) [Paula Bortolini].