sociais

logos

Cresce Brasil

Celebrando o Dia do Engenheiro, comemorado em 11 de dezembro, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) realiza nesta quarta-feira a cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade da Tecnologia 2024. O evento acontece às 17 horas, na sede da entidade, em São Paulo.

Em sua 38ª edição, a iniciativa homenageia profissionais que se destacaram em suas respectivas áreas de atuação, contribuindo para o desenvolvimento nacional e o bem-estar da população brasileira. 

A cargo do Conselho Tecnológico do SEESP, a seleção dos agraciados neste ano contempla áreas consideradas cruciais à qualidade de vida da sociedade na atualidade e à garantia de um futuro sustentável para todos.  Os profissionais e categorias escolhidos foram: Dácio Roberto Matheus (Educação); Valter Luiz Knihs (Energia renovável); Marcos Monteiro (Engenharia de Manutenção); José Galizia Tundisi (Meio ambiente); Levi dos Santos Oliveira (Transporte e mobilidade urbana); e Eliseu Gabriel (Valorização  profissional). 

“É uma imensa alegria festejar a importância da nossa categoria, destacando sua contribuição a um mundo melhor e reforçando nosso compromisso com a construção do País que almejamos”, enfatiza, Murilo Pinheiro, presidente do SEESP.

 Agenda

Prêmio Personalidade da Tecnologia 2024
11 de dezembro, às 17 horas
Sede do SEESP – Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP
Mais informações: (11) 3113-2600, ramal 2641; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Conheça os homenageados

Dácio Roberto Matheus – Educação

Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), é mestre e doutor em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC) em seu segundo mandato, é professor titular do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da instituição desde 2009. Na UFABC, foi vice-reitor, coordenador da graduação em Engenharia Ambiental e Urbana por dois mandatos, do bacharelado em Ciência e Tecnologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental. Desde 1994, integra projetos de pesquisa financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e outras agências. Representa a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) na Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.Br) e, como suplente, na Comissão Nacional de Ciência e Tecnologia.

Valter Luiz Knihs – Energia renovável

Engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), MBA em Práticas Gerenciais pela mesma instituição, tem ainda especialização em Controle de Acionamentos Elétricos e Eletrônicos de Potência e é mestre em Engenharia de Automação e Sistemas. Diretor de Sistemas, Industrial & eMobility da WEG Digital e Sistemas (WDS), é sócio-fundador e membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, além de integrar o Conselho Superior do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Curador e professor da Pós-graduação MBI em Energias Renováveis e Mobilidade Elétrica do Unisenai, reúne ampla experiência profissional, com vários projetos voltados à sustentabilidade. Atua em plantas hidráulicas, biomassa (plantas de cogeração através de casca de arroz e bagaço de cana de açúcar, tendo inúmeras pelo Brasil de potência expressiva), fontes solar e eólica, hidrogênio verde (H2V) e BESS (armazenamento em baterias de íons de lítio).

 

Marcos Monteiro – Engenharia de Manutenção

Engenheiro civil formado pela Universidade Mackenzie em 1988, MBA pela Escola de Administração Mauá e pós-graduado em Engenharia de Estruturas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) em 1992, é secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo. Obteve prêmios concedidos pelo Instituto de Engenharia e Fundação Maria Luíza e Oscar Americano. É docente na Pós-graduação em Gerenciamento de Canteiros da Escola Mauá. Além disso, nessa instituição e na Universidade Mackenzie, é professor de Estruturas de Concreto Armado. Conselheiro da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), foi presidente da entidade no biênio 2008-2010.

José Galizia Tundisi – Meio ambiente

Graduado em História Natural pela Universidade de São Paulo (USP) em 1962, mestre em Oceanografia e doutor em Ciências Biológicas, é professor titular aposentado da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). Conta 635 trabalhos científicos publicados nas áreas de ecologia, limnologia, biologia aquática, gestão de recursos hídricos e de bacias hidrográficas, bem como em gerenciamento integrado de represas hidroelétricas. Além disso, reúne 50 livros publicados no Brasil e no exterior nas mesmas áreas de pesquisa e tecnologia, bem como 100 relatórios. Consultor e professor em 40 países, é amplamente premiado. Entre os cargos ocupados, foi presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (1995-1999) e assessor especial do Ministro da Ciência e Tecnologia (1999-2001). Membro titular das academias paulista e brasileira de Ciências, bem como da Academia Mundial de Artes e Ciências, é membro permanente do staff do International Ecology Institute (Alemanha). Atualmente é secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos.

Levi dos Santos Oliveira – Transporte e mobilidade urbana

Formado em Ciências da Computação e pós-graduado em Planejamento e Mobilidade Urbana, é diretor-presidente da São Paulo Transporte (SPTrans) desde fevereiro de 2022, reassumindo o cargo que ocupava até dezembro de 2020, quando foi nomeado secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo. Ingressou na Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) – atual SPTrans – por seleção pública em 1991, onde fez carreira na área de planejamento e programação operacional do sistema de transporte público. Na SPTrans atuou também como gerente e diretor de Planejamento.

Eliseu Gabriel – Valorização profissional

Professor de Física formado pela Universidade de São Paulo (USP), deu aulas no ensino público, universidades, cursinhos e no Telecurso da TV Cultura. Autor das obras “Por um Brasil unido e forte” e “Brasil soberano”, é vereador pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) reeleito para o sétimo mandato. Presidente da Comissão de Educação por vários anos, por duas vezes foi secretário municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo. Autor de inúmeras leis, dentre elas a da internet gratuita nas escolas, da área escolar de segurança, da Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura, da obrigatoriedade do teste do coraçãozinho e das Comissões de Enfrentamento à Violência nas Escolas. Também são de sua iniciativa a lei que criou o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Frente Parlamentar da Infraestrutura e Engenharia de São Paulo. Dentre os muitos projetos de sua autoria, tramita na Câmara o que institui a Política Municipal de Energia Solar.

Adicionar comentário


logoMobile