sociais

logos

Cresce Brasil

“Nossas equipes de engenharia descobriram que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços.”


AplicativosEsta foi a explicação para o apagão que deixou fora do ar, por sete horas, as redes do Facebook, Whatsapp e Instagram.


De acordo com o site oficina da net, “o motivo da demora para resolver o problema foi devido ao fato de que os sistemas que estavam inacessíveis possuíam servidores e ferramentas que os engenheiros precisavam para resolver o erro de forma remota. De acordo com as informações, os funcionários tiveram que obter acesso fisicamente, ou seja, foi necessário entrar dentro da estrutura onde os data centers estavam abrigados, seguir instruções de engenheiros mais experientes e desfazer o erro. Para piorar as coisas, a indisponibilidade das redes significava que os sistemas de acesso à porta do Facebook também estavam offline, impedindo fisicamente o acesso.


Aparentemente, o problema estaria relacionado a uma combinação de configuração de DNS e protocolo gateway de fronteira (BGP). Uma fonte do 9to5mac informou que não houve problema com DNS do Facebook e sim com a perda do BGP, que impediu o acesso remoto aos servidores da empresa. Acredita-se que o Facebook tenha perdido completamente o acesso aos seus sistemas BGP, impedindo os dispositivos de acessarem os aplicativos. Esse acesso estava bloqueado inclusive para os engenheiros do Facebook, que tiveram que literalmente entrar no local onde os servidores estão.


Após as horas de apagão, o Facebook finalmente divulgou: “Nossos serviços estão novamente online e estamos trabalhando ativamente para devolvê-los totalmente às operações regulares. Queremos deixar claro que não houve atividade mal-intencionada por trás dessa interrupção - sua causa raiz foi uma alteração de configuração defeituosa de nossa parte. Também não temos evidências de que os dados do usuário tenham sido comprometidos como resultado desse tempo de inatividade.”


Comunicação FNE com Oficina da Net

Anexo: https://emc.acidadeon.com/dbimagens/aplicativos_apresentaram_1200x675_04102021185249.webp

Adicionar comentário


logoMobile