sociais

logos

Cresce Brasil

Em 28 de julho último, o Senge-RS foi homologado para mais uma gestão do Comitê de Gerenciamento a Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju) em reunião realizada no campus de Carazinho da Universidade de Passo Fundo, sede do Comitê. Neste novo período, o Senge alterna a titularidade com o Sindiagua e no primeiro ano passa a exercer a suplência da vaga destinada às entidades sindicais , retomando a titularidade no segundo ano, representado pela engenheira Monique Chaves, da Emater. Estava presente na reunião o diretor administrativo do Senge-RS, Nelso Portelinha.

Após a homologação, foi eleita por unanimidade a nova diretoria do Comitê para a gestão 2016-2018, que será presidia por Paulo Roberto Cervi, da Corsan, tendo como vice-presidente Danusa Ribeiro, da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (Acic).

Além do Coaju, o Senge ocupa assento em mais 17 Comitês de Bacias Hidrográficas, nos quais contribui com uma visão técnica sobre a gestão, as ações e os investimentos que são matéria de deliberação, além de levar proposições para avaliar os conflitos de uso existentes e evitar novas situações críticas.

Assim como os demais comitês de bacia, o Coaju integra o Sistema Estadual de Recursos Hídricos, previsto na lei estadual nº 10350, de 30 de dezembro de 1994. Foi criado pelo Decreto Estadual nº 40.882, de 11/06/2001. Drena uma área de 13.072 Km2, contando com uma população de aproximadamente 370 mil habitantes, de 42 municípios. Têm como objetivo discutir, propor e deliberar sobre políticas de investimento para os recursos hídricos. A eles cabe a aprovação e acompanhamento dos Planos de Bacia, bem como dos valores a serem cobrados pelo uso da água e rateio dos custos de obras, buscando a sua conservação, recuperação e utilização racional e sustentável dos recursos hídricos.

 

Fonte: Senge-RS

Adicionar comentário


logoMobile