sociais

logos

Cresce Brasil

A presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado (Senge-CE), Helena Araújo, defende medidas para reduzir calor na capital do Ceará. Ela participou, na quinta-feira última (16), de uma reunião do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Ceará (Crea-CE) e entidades do setor, para discutir um projeto que consiste na implantação de telhados verdes em empreendimentos de Fortaleza. As informações são da RádioTribuna BandNews FM.

A ideia foi inspirada em cidades da Europa e também em capitais brasileiras, como Recife, que já fazem uso da tecnologia sustentável. A realização do projeto tem apoio da Universidade de Fortaleza e da Universidade Federal do Ceará.

Helena Araújo explica que o telhado verde é uma tecnologia que consiste na implantação de solo e vegetação em uma camada impermeabilizada sobre as casas e prédios. Segundo ela, entre as vantagens dessa alternativa está a redução dos efeitos de ilha de calor na capital, além de melhorar o efeito acústico das edificações.

A iniciativa foi levada para a Câmara Municipal de Vereadores e discutida em audiência pública com representantes da sociedade civil. O objetivo é a apresentação de um projeto de lei até o fim deste mês prevendo um marco regulatório para a implantação da tecnologia em prédios da cidade.

Helena destaca que a implantação do telhado verde implica em um custo para as construções, o que para ela pode ser reduzido, se conseguir apoio da Prefeitura, na criação de políticas de incentivo. Mas, para o arquiteto e urbanista Romeu Duarte, existem outras alternativas mais simples e baratas que podem combater os efeitos do calor nos prédios de Fortaleza.

 

Fonte: Tribuna do Ceará

Adicionar comentário


logoMobile