sociais

logos

Cresce Brasil

Abertura do 9º Congresso Estadual de Profissionais, em Alagoas. Foto: Paula Bortolini

O presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Celso de Campos Pinheiro, participou do 9º Congresso Estadual de Profissionais de Alagoas (CEP), organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia local (Crea-AL), nesta segunda-feira (20/06), em Maceió, proferindo a palestra “Defesa do fortalecimento da engenharia e da agronomia junto à sociedade”.

À abertura, o presidente do Crea alagoana, Fernando Dacal Reis, agradeceu o apoio da federação a sua eleição para o conselho e reafirmou a adesão total ao Movimento Engenharia Unida. Dacal destacou que levou ao Confea a proposta favorável ao voto eletrônico nas eleições do sistema para garantir maior segurança ao processo e conferir ainda mais credibilidade aos eleitos.

Também presente ao evento, o deputado federal Ronaldo Lessa (PDT) afirmou que está organizando uma frente nacional da engenharia no Congresso Nacional, para mostrar a importância da engenharia pública e social ao Brasil. O parlamentar aproveitou para dar apoio, também, à Engenharia Unida e disse que irá ao lançamento da nova edição do projeto “Cresce Brasil – Cidades”, em 29 próximo, no Rio de Janeiro.

O presidente da Mútua de Assistência dos Profissionais do Crea, Paulo Guimarães, em sua apresentação sobre a entidade falou do apoio e parceria com o Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec) – faculdade mantida pelo SEESP – na área de qualificação profissional.

Palestra
Pinheiro, em sua palestra, falou sobre o momento político do País, onde existe o embate crise x desenvolvimento. “Precisamos discutir a necessidade de investimentos públicos para a retomada do crescimento e para motivar também o interesse privado.” A engenharia, segundo a liderança sindical, optou por uma pauta positiva onde se debatem os problemas e são feitas propostas factíveis. Ele salientou que a engenharia deve estar à frente das grandes questões, citando os exemplos de grandes desastres, como o de Mariana (MG) e da ciclovia do Rio.

Pinheiro disse que a FNE está atenta aos projetos de lei de interesse da categoria e que está prestes a apresentar mais uma grande contribuição ao País, com o lançamento da nova edição do projeto “Cresce Brasil”, que, neste ano, debateu as cidades.

O presidente da federação endossou a proposta do voto eletrônico no sistema Confea-Crea para democratizar a participação dos profissionais. Ao final, Pinheiro parabenizou o Crea-AL pela realização do evento que mobilizou não só os profissionais do sistema, mas também a sociedade alagoana.

O consultor sindical João Guilherme Vargas Netto também participou do CEP-AL com a palestra sobre “Carreira e prerrogativas da engenharia e da agronomia”. Vargas Netto reforçou a importância do Movimento Engenharia Unida a favor do setor produtivo, com a unidade criativa de empregadores, empregados, entidades, instituições de ensino, “num esforço consciente pelo produtivismo e pela qualidade de vida da sociedade brasileira”.

Rosângela Ribeiro Gil/Imprensa Seesp
Com informações de Paula Bortolini

Adicionar comentário


logoMobile