O Seesp, mais antigo sindicato filiado à FNE, completa 91 anos em 21 de setembro; entidade celebra uma longa trajetória de trabalho e luta pelos engenheiros, em consonância com as bandeiras da nossa federação.
Os engenheiros paulistas celebram com muito orgulho, no próximo domingo (21/9), os 91 anos do Seesp, o mais antigo sindicato filiado à FNE. Trata-se de comemorar uma trajetória admirável de trabalho permanente com atenção total à defesa dos legítimos interesses da categoria e pelo desenvolvimento nacional, em consonância com as bandeiras na nossa federação.
Isso vem sendo feito de forma crescente e sempre aprimorada, especialmente no cumprimento da função precípua do sindicato que é a representação coletiva. Nas negociações em curso em 2025, por exemplo, com cerca de 30 empresas e sindicatos patronais, abrangendo mais de 100 mil profissionais, o Seesp já garantiu vários bons acordos e convenções coletivas, sempre com muito empenho e dedicação.
Outra frente de atuação essencial é a prestação de serviços e a oferta de benefícios exclusivos aos associados, em que se abre um universo de possibilidades, visando realmente oferecer valor aos profissionais. Destacam-se o Plano de Saúde do Engenheiro, Assistência Jurídica e Previdenciária, área de Oportunidades, além de centenas de convênios que propiciam descontos especiais por meio da Casa do Engenheiro.
O Núcleo Jovem Engenheiro (NJE), inciativa proposta pela FNE para o Brasil todo, é o espaço de participação dos estudantes e recém-formados sobre os desafios do mercado de trabalho, seus direitos e deveres como cidadãos e profissionais qualificados. Com a missão de lutar, defender, representar, apoiar e proporcionar orientação às engenheiras, foi criado o Núcleo da Mulher Engenheira (NME). O objetivo é fortalecer as profissionais para serem protagonistas no trabalho e na sociedade.
Por fim, juntamente com a FNE e o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, o SEESP se insere fortemente no debate sobre o desenvolvimento nacional e das políticas públicas.
Nesse contexto, a entidade sedia e apoia neste mês de aniversário, dois seminários importantíssimos promovidos pela nossa federação.
Nesta quinta-feira (18/09), será discutido o ensino de engenharia e como garantir mais e melhores profissionais para fazer frente às necessidades do País. No dia 29, o foco estará na nova indústria que precisa prosperar no País, sob a dinâmica das demandas atuais, entre as quais destacam-se a transformação digital e a transição ecológica.
No marco de mais um ano em defesa dos engenheiros e do desenvolvimento nacional, a entidade segue avançando para fazer cada vez mais e melhor, apesar de obstáculos e dificuldades de monta que têm se apresentado a todo o movimento sindical.
Vida longa ao Seesp!
Murilo Pinheiro – Presidente