- Redação
Engenheiro traz nesta edição a retomada das atividades da Frente Parlamentar Mista de Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional, que pretende conseguir a votação, ainda no primeiro semestre, do projeto de lei que criminaliza exercício ilegal da profissão. Com apoio do movimento “Engenharia Unida”, criado pela FNE, deve também voltar ao debate a carreira pública de Estado para a categoria.
- João Guilherme Vargas Netto
O sindicalismo dos profissionais de formação universitária, impropriamente chamado sindicalismo de classe média, tem, em relação às práticas sindicais da massa dos trabalhadores, três características que o diferenciam.
- Soraya Misleh
Diante da forte rejeição dos trabalhadores e pressão junto a parlamentares, o Governo Temer não teve outra alternativa senão recuar na tentativa de aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, relativa à reforma da Previdência. Vitória que se expressou em mobilização e protestos organizados das centrais sindicais no País no dia 19 de fevereiro, sob clamores como “Quero aposentar!”.
- Rosângela Ribeiro Gil
Especialistas do setor estão apreensivos com mudanças nas diretrizes nacionais dos serviços relacionados ao abastecimento de água potável, manejo de água pluvial, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. O motivo é a minuta de Medida Provisória (MP) ou projeto de lei (PL). Divulgada pelo governo federal em outubro último, visa modificar o marco regulatório do setor, estabelecido pela Lei 11.445, que completou dez anos em 2017, e a Lei 9.984/2000, que cria a Agência Nacional de Águas (ANA).
- Soraya Misleh
Pouco mais de um ano após sua criação, em novembro de 2016, com o apoio da FNE, a Frente Parlamentar Mista de Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional arrancou importante vitória no Legislativo: assegurou em 13 de dezembro último a aprovação no Plenário da Câmara dos Deputados, por 293 votos a sete, do regime de urgência ao Projeto de Lei 6.699/2002.
- Lourdes Silva
Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Piauí, Maranhão, Ceará
- Jéssica Silva
A Lei 13.467/2017, que promoveu inúmeras alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), está em vigor há três meses e já apresenta seus malefícios, que não serão sanados pela Medida Provisória 808 ainda em tramitação, cujo objetivo seria corrigir os excessos do texto aprovado no Congresso e promulgado pela Presidência da República.
- Deborah Moreira
Bitcoin, Ethereum, Ripple, Stellar, Iota. Essas são algumas criptomoedas que, segundo especialistas, vieram para ficar. Conforme eles, o surgimento desse “dinheiro virtual” representa transformação equivalente ao advento do papel-moeda, introduzido no comércio marítimo pela China medieval.
- Maringoni