No caso das pessoas físicas, a taxa passou de 55,1% para 52,7% ao ano. Para as empresas (pessoas jurídicas), a redução foi de 31% para 30,8% ao ano.

A taxa do cheque especial também caiu de janeiro (172% ao ano) para fevereiro (166,7% ao ano). Os juros anuais cobrados pelo crédito pessoal, que inclui operações consignadas em folha de pagamento, passou de 56,5% para 54,5%.

Segundo o BC, a inadimplência aumentou de 8,2% para 8,3% para as famílias e de 2% para 2,3% para as empresas. O prazo médio dos empréstimos subiu de 375 para 380 dias corridos. Para as famílias, o prazo aumentou de 485 para 498 e para as empresas, passou de 297 para 294 dias corridos.

O volume de crédito do sistema financeiro cheogu a R$ 1,230 trilhão, o que corresponde a 41,6% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Em janeiro, esse percentual era de 41,5%. De acordo com nota do BC, “a evolução do mercado de crédito permanece condizente com o menor dinamismo da atividade econômica” e com as características deste período do ano, “relacionadas à acomodação das constratações associadas a transações mercantis”.

(Kelly Oliveira /ABr)