Como será a atividade profissional do engenheiro daqui a cinco anos? Ou seja, praticamente, amanhã. Esta é a questão que traz o jornalista e assessor especial da Presidência do Seesp, Carlos Antonio Hannickel, em seu artigo para a coluna Opinião do Jornal do Engenheiro 594, edição de setembro/2025.
O texto aborda o avanço acelerado da tecnologia, com a inteligência artificial (IA) irreversivelmente presente no cotidiano, o que exigirá dos profissionais atualização e qualificação para dar conta dessa realidade no mercado de trabalho.
O Seesp, aponta o artigo do JE 594, além de sua função sindical precípua de defesa dos direitos e conquistas dos engenheiros do Estado de São Paulo, tem realizado há tempos debates sobre essas questões prementes de interesse não só da categoria, mas de toda a sociedade.
Em linha com isso, destaca o texto, “está preparado para oferecer cursos de capacitação para o enfrentamento das necessidades que já se impõem e das que virão no futuro próximo”. Assim, convida os engenheiros paulistas a que busquem sua entidade representativa, o SEESP, e venham atuar conjuntamente pela valorização profissional.
Leia aqui a coluna Opinião do JE 594.
Imagem: Freepik/Arte: Fábio Souza