sociais

logos

Cresce Brasil

Os presidentes do Daad (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), Stefan Hormuth, e da Capes, Jorge Almeida Guimarães, assinam na última quarta-feira, dia 11, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na USP, o Convênio de Parceria Estratégica em Ciência e Pesquisa entre Alemanha e Brasil.

O ato contou com a presença da ministra alemã da Educação e Pesquisa (BMBF), Annette Schavan, que fez uma palestra sobre “A importância da educação e da ciência para o desenvolvimento de sociedades modernas”.

O Daad é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com orçamento atual superior a 280 milhões de euros e com mais de 56 mil estudantes, professores, pesquisadores e gestores universitários, alemães e estrangeiros, fomentados anualmente por seus programas.

A Capes é o maior parceiro do Daad na América Latina. As duas organizações vêm cooperando para o intercâmbio acadêmico-científico entre Brasil e Alemanha há mais de 30 anos. O relacionamento tem se intensificado ultimamente e o fluxo entre Brasil e Alemanha deverá, em breve, superar pela primeira vez a ordem dos 2000 ao ano.

No ano passado, Daad e Capes fomentaram juntos 79 projetos do programa Probral de parceria entre grupos de pesquisa, além de 24 projetos de intercâmbio de graduação do programa Unibral.

O novo convênio busca fortalecer o alto nível das relações acadêmicas entre os dois países, conferir novos impulsos à inovação científica e tecnológica, e ampliar as oportunidades acadêmicas para jovens alemães e brasileiros, particularmente com programas de duplo doutorado e com cooperações trilaterais entre Brasil, Alemanha e países em desenvolvimento, sobretudo da África.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do Daad)

Adicionar comentário


logoMobile