Portarias atualizaram nomes de representantes da sociedade civil e de entidades de ensino e pesquisa; CCT atua como órgão consultivo superior da Presidência da República
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) atualizou a composição do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). Duas portarias publicadas no Diário Oficial da União indicaram representantes da sociedade civil e dos setores de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia.
Liderado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e com vice-presidência da ministra Luciana Santos, o CCT é composto por 36 membros titulares e 35 membros suplentes, que representam ministérios, instituições acadêmicas, setor produtivo e a sociedade civil. O conselho atua como órgão consultivo superior da Presidência para as políticas de ciência e tecnologia.
A secretária-executiva do CCT, Denise Carvalho, afirma que a nova composição amplia a participação feminina, levando em consideração os debates da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. “A renovação do CCT representa um avanço significativo na sua composição, incorporando diversas representações e novas competências. Isso permitirá que o Conselho aprofunde o debate sobre ciência, tecnologia e inovação no Brasil para o enfrentamento dos grandes desafios nacionais”, afirma.
Novos componentes
Em 9 de outubro, a Portaria 8.583 substituiu 6 membros, titulares e suplentes, representantes dos produtores e usuários de ciência e tecnologia, cujos mandatos de 3 anos terminaram. Até agosto de 2027, passam a fazer parte do conselho nessa categoria:
- Sílvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, presidente da Embrapa (titular)
- Altaci Corrêa Rubim, linguista indígena (suplente)
- Jaqueline Goes de Jesus, pesquisadora que liderou o primeiro sequenciamento do genoma do SARS-CoV-2 no Brasil (titular)
- Aldenize Ruela Xavier, reitora da Universidade do Oeste do Pará (suplente)
- Leonardo Souza Rogério de Castro, vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (titular)
- Josiane Dantas Viana Barbosa, vice-reitora do SENAI CIMATEC (suplente)
Em 15 de outubro, Portaria 8593 designou os nomes escolhidos por 3 entidades dos setores de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia:
Pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes): Dácio Roberto Matheus, reitor da Universidade Federal do ABC (titular) e Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (suplente).
Pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif): Júlio Xandro Heck, vice-presidente da entidade (titular) e Ana Paula Palheta Santana (suplente).
Pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG): Rogean Vinicius Santos Soares, presidente da instituição (titular) e Isadora Magalda Morais Cortez (suplente).