CGEE aborda o tema como uma oportunidade de promover a transição para cidades mais sustentáveis e resilientes.
Os diversos focos de incêndio por todo o Brasil acenderam o alerta: o ar seco e poluído, que afeta a todos, ajuda a lembrar que a mudança da relação das cidades com seu território é para ontem. Nesse contexto, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) traz para a mesa as soluções baseadas na natureza (SbN) como caminhos para adaptação às mudanças climáticas. Gestores, acadêmicos e representantes da sociedade civil estarão reunidos, de 3 a 5 de setembro, no Ministério das Cidades, em Brasília (DF), para debater como as SbN podem ser utilizadas em prol do desenvolvimento sustentável.
A realização do 5º Seminário Internacional de Soluções baseadas na Natureza conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ministério das Cidades (MCidades). Na sequência da programação, será organizada, nos dias 4 e 5 de setembro, a Oficina de Encerramento e Governança do ciclo de participação para a implementação do Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR).
As SbN podem ser definidas como intervenções que utilizam os processos naturais para enfrentar desafios relacionados à adaptação das cidades às mudanças climáticas. Inspiradas, apoiadas e/ou copiadas da natureza, essas soluções são adaptadas às circunstâncias locais e abordam problemas sociais, ambientais e econômicos específicos de cada área urbana. Projetos como jardins de chuva, parques lineares, restauração de encostas e agricultura urbana, ajudam a tornar as cidades mais resilientes diante de eventos climáticos extremos, enquanto geram benefícios adicionais para a economia, o meio ambiente e a sociedade.
“O seminário é um bom momento para discutir caminhos e desafios para compor essa jornada de transição para cidades mais sustentáveis e resilientes”, afirma a coordenadora do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) do CGEE, Raiza Fraga.
O 5º Seminário Internacional de Soluções baseadas na Natureza, traz, nesta edição, um destaque para a atuação feminina na agenda de SbN, com a participação de gestoras, implementadoras, articuladoras e influenciadoras. “São mulheres que lidam e potencializam a adoção de SbN no Brasil e no mundo”, lembra Fraga.
Entre as palestrantes estão Taneha Bacchin, arquiteta e professora, além de diretora de Pesquisa em Projeto Urbano e Territorial na Universidade Técnica de Delft, nos Países Baixos; Daniela Rizzi, oficial sênior para Soluções baseadas na Natureza do Iclei Europa; e Mariê Ikemoto, subsecretária de Mudanças do Clima no Estado do Rio de Janeiro.
Serviço:
Evento: 5º Seminário Internacional de Soluções Baseadas na Natureza (SbN)
Data: 3 e 4 de setembro
Local: Auditório Rômulo Almeida, Brasília (DF)
Modalidade: Presencial com transmissão On-line
Inscrição: https://bit.ly/3XiijVb',
Assessoria de Imprensa – CGEE