O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) realiza, na noite desta quinta-feira (29), evento conduzido pela presidente Teodora Ximenes, homenageando seis engenheiros por suas contribuições inovadoras.
“Este é um momento ímpar para destacarmos os pais, com a comenda ”Pai Inovador”, destinada a reconhecer e celebrar aqueles que, através de suas ideias e ações, impulsionam o desenvolvimento tecnológico e a inovação, promovendo retornos de grande valor para a sociedade”, destaca a presidente.
São eles:
* André Montenegro de Holanda — Engenheiro Civil, desenvolveu o pioneiro sistema modular de placas, para construir casas (Casas Olé) e implementou inovações na sua gestão de presidente do Sindicato das Construtoras (SINDUSCON/CE).
* Antônio Roberto Lins de Macedo — Engenheiro Eletrônico, criador do Saci, primeiro robô brasileiro para combater incêndios, e outras inovações, premiadas (Empresa Armtec).
* Francisco Antônio Silva de Almeida — Engenheiro Agrônomo, criou novos projetos/benefícios e inovações na presidência da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-Mútua. Como o Conecta Mútua, portal da empregabilidade, que oferece cursos, treinamentos, consultorias de carreira, oportunidades de emprego e serviços profissionais. A plataforma identifica, por meio de inteligência artificial, o perfil de candidatos para selecionar e enviar as melhores oportunidades.
* Joaquim Antônio Caracas Nogueira — Engenheiro Civil, criador do inovador, e premiado, Sistema PAVPLUX, e outras inovações sustentáveis na construção civil, sendo detentor do maior número de comendas pelas inovações, concedidas pela Financiadora de Estudos e Projeto-Finep (Empresa Impacto Protensão).
* Paulo André Holanda — Engenheiro Civil, representante da equipe de execução do capacete ELMO, que salvou milhares de vidas durante a pandemia do Covid 19 e criou inúmeras inovações na gestão da superintendência do Senai-CE. ELMO foi idealizado pelo médico Marcelo Alcântara.
* Raimundo Everardo Mendes Vasconcelos — Engenheiro Agrônomo, empresário e filantropo, que conseguiu transformar uma microempresa familiar na principal empresa nordestina no setor avícola (Empresa Tijuca Alimentos)
* A cerimônia destaca a importância da inovação e da responsabilidade social na engenharia. O evento reúne profissionais, familiares e pesquisadores, promovendo networking e discussões sobre o futuro da engenharia no Ceará. A comenda “Pai Inovador” reafirma o compromisso do Senge-CE em reconhecer e incentivar a excelência e a inovação na engenharia cearense, inspirando as próximas gerações de profissionais.
Sobre o Senge-CE
O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (SENGE-CE) é uma entidade que representa e defende os interesses dos engenheiros, geólogos, geógrafos, arquitetos e meteorologistas no estado. Fundado em 1942, o SENGE-CE tem como missão promover a valorização profissional, lutar por melhores condições de trabalho e contribuir para o desenvolvimento técnico e científico. Mediante diversas ações, como cursos, palestras e eventos, o sindicato tem em vista fortalecer a categoria e garantir que à categoria voz ativa nas questões relacionadas à profissão e ao desenvolvimento regional.
A cerimônia começa às 19h, na sede do Senge-CE, à Rua Alegre, 1,Praia de Iracema, Fortaleza
Senge-CE