A longa trajetória de trabalho e luta do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) e o marco dos seus 90 anos serão celebrados no dia 16 de agosto, às 19 horas, em sessão solene da Assembleia Legislativa. A cerimônia será realizada por iniciativa do deputado Simão Pedro.
A programação do evento contará com o lançamento de duas obras produzidas para comemorar o aniversário da entidade: o minidocumentário “SEESP 90 anos” e do livro “SEESP – 90 anos de compromisso com a engenharia e o desenvolvimento social". Também serão feitas homenagens a personalidades do mundo sindical, político, acadêmico e empresarial que fizeram parte da história da entidade. História e trabalho Fundado em 21 de setembro de 1934, o SEESP está entre as maiores organizações sindicais do País, representando cerca de 350 mil profissionais, com mais de 60 mil associados. Conta com a sede na capital paulista e delegacias regionais distribuídas pelo Estado. A atuação do SEESP se dá em três frentes prioritárias
. A primeira delas é a defesa coletiva da categoria, o que abrange as mais de 30 campanhas salariais conduzidas anualmente para propiciar ganhos e garantias a cerca de 100 mil engenheiros. Fundamentais ainda são as bandeiras de luta em defesa de remuneração digna e condições de trabalho adequadas, que incluem a batalha para que a Lei do Salário Mínimo Profissional (4.950-A/1966) seja respeitada e a reivindicação pela implementação da Carreira Pública de Estado para engenheiros.
Outra vertente é a oferta de benefícios aos associados. Esses incluem áreas como consultoria jurídica e previdenciária, colocação no mercado e apoio à carreira (Oportunidades), planos de saúde, fundo de pensão e a Casa do Engenheiro, clube de vantagens com descontos em inúmeros produtos e serviços. Por fim, o SEESP atua fortemente na formulação e debate de propostas voltadas ao desenvolvimento do Estado e do País, especialmente por meio do seu Conselho Tecnológico e do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”.
A sessão solene será realizada no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa, à Av. Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera, São Paulo