sociais

logos

Cresce Brasil

AEPET lança a primeira parte de “A História da Petrobrás”
A série ainda terá mais duas partes, escritas pelo jornalista José Augusto Ribeiro

 Em 2023, a Petrobrás comemora os 70 anos de sua criação. A Associação dos Engenheiros da Petrobrás - AEPET, surgida há 60 anos para defesa da PETROBRÁS, da soberania brasileira e do controle da energia, e na defesa e aperfeiçoamento permanente do corpo técnico da Petrobrás, decidiu promover a narrativa desta trajetória de lutas, de resposta com suas atividades aos permanentes ataques, do sucesso que é a Petrobrás, convidando o jornalista, historiador e escritor José Augusto Ribeiro, autor de “A Era Vargas”, das melhores narrativas do período em que se gestou a Petrobrás.

Essa primeira parte aborda o período entre 1930 e 1954, quando ganha força o sentimento da necessidade do Brasil dominar o ciclo do petróleo, da exploração/produção ao refino, que culmina com a Lei 2004, de 3 de outubro de 1053, criando a Petrobrás.

A segunda parte da série, conta a História da Petrobrás desde o suicídio  de Getúlio Vargas até o fim do governo de Fernando Henrique Cardoso. E a terceira parte é dedicada aos últimos 20 anos da empresa, à descoberta do pré-sal e a nova tentativa de afastar a Petrobrás de seu papel fundamental na construção da Soberania Nacional.

No lançamento dessa primeira parte, “A História da Petrobrás” é apresentada no formato PDF, mas em breve haverá a versão eletrônica em “e-book”.

Clique aqui para a versão em PDF e boa leitura

Adicionar comentário


logoMobile