sociais

logos

Cresce Brasil

Buscar a colaboração para um mundo sustentável é o tema do terceiro seminário promovido pela rede de pesquisadoras em engenharia no Brasil e na Austrália, evento gratuito que será realizado no dia 30 de agosto, segunda-feira, às 19 horas, com transmissão on-line para os inscritos neste link.

AsengenheirasO evento, terceiro de uma série promovida pela Women’s Research Engineers Network (WREN), pretende discutir oportunidades de aplicação de recursos de pesquisa e colaboração de ensino alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) 2030.

Com o nome Research & Learning Networking – Sparking Collaboration for a Sustainable World, a iniciativa também permite o estabelecimento de networking por meio de cinco salas simultâneas, nas quais cada pequeno grupo discutirá possibilidades de colaboração relacionadas a um dos ODS selecionados. Cada sala contará com o apoio de uma moderadora.

Elas na Engenharia

WREN – sigla em inglês para Rede Feminina de Pesquisa em Engenharia – é uma parceria entre a USP e a Universidade de Wollongong (UOW), na Austrália. A rede busca alcançar a igualdade de gênero entre mulheres e homens nas diversas áreas da engenharia. Com isso, esperam ver uma maior participação das mulheres em cargos de pesquisa e engenharia durante mais tempo.

O projeto é liderado pela UOW com colaboração da Escola de Engenharia de São Carlos da USP e do Escritório USP Mulheres. Ambas as universidades participam da University Global Partnership Network (UGPN), rede acadêmica que se propõe a criar uma base para a colaboração internacional, permitindo que membros de algumas das melhores universidades do mundo trabalhem juntos em questões de importância global.

O evento será realizado em inglês, conforme a programação abaixo:

Parte 1 (60 min) – Palestras

  • Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Prof. Jennifer Martin (Deputy Vice-Chancellor Research and Innovation, University of Wollongong – UOW)
  • Como aplicar para um grant abordando os ODS – Lia Sherwood (Research Development and Impact Manager, UOW)
  • Formas de colaboração focadas no ensino (perspectiva australiana) – Prof. Belinda Gibbons (Deputy Associate Dean Education, UOW).
  • Formas de colaboração focadas no ensino (perspectiva brasileira) – Profa. Dra. Vera Lúcia Arantes (Professora da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo – USP)

Parte 2 (50 min) – Networking

A parte 2 será dividida em duas sessões de 25 min cada. Em cinco salas temáticas, participantes poderão compartilhar seus interesses em pesquisa e ensino relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e discutir possíveis colaborações. Após a primeira sessão, é possível mudar de sala ou permanecer na mesma para aprofundar a discussão. Os temas das salas são:

  • ODS 5 – Igualdade de gênero – Moderação: Profa. dra. Talita Martins Lacerda (USP)
  • ODS 6 – Água potável e saneamento – Moderação: (nome a confirmar)
  • ODS 7 – Energia limpa e acessível – Moderação: Profa. dra. Maria Cristina (Unicamp)
  • ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura – Moderação: Dr Leela Kempton (UOW)
  • ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis – Moderação: Prof. Pascal Perez (UOW)

Parte 3 (20 min) – Fechamento

  • Panorama dos moderadores sobre as discussões em cada sala
  • Encerramento

Informações e inscrições aqui neste link.

Jornal da USP

Arte sobre foto/Freepik

Adicionar comentário


logoMobile