A  FNE participou nesta quarta-feira (30) da terceira reunião ordinária do Colégio de Presidentes dos CREAs, realizada em Cuiabá-MT, e elogiou a mobilização dos conselhos junto com os sindicatos para defenfer o piso salarial da categoria, ameaçado por uma iniciativa inesperada na Câmara dos Deputados  .

Abraham, diretor administrativo da FNE, na reunião dos presidentes do CREA

Representando a Federação, o diretor administrativo Carlos Bastos Abraham criticou a emenda desastrosa do deputado federal Alexis de São Paulo, introduzida sem qualquer pertinência com a MP 1040 e que conseguiu a revogação da Lei 4.950 A de 1966.

Abraham lembrou que a FNE vem lutando contra ameaças ao piso salarial desde 2009, quando entrou como amicus curiae na ação na ADPF contra a tentativa do governo de Maranhão de mudar a lei, e continua mobilizando as suas bases sindicais.

No último dia 24 a FNE encaminhou ofício para todos os senadores, solicitando a retirada da emenda, considerada um jabuti, que alterou a MP 1040. Nas sequência, o Senge-SC e a FNE contactaram os três senadores de Santa Catarina,  Esperidião Amin, Dário Berger e Jorginho Melo, que manifestaram apoio à reivindicação de apoio feita pelos engenheiros.

Ontem (30) a FNE conversou com o senador Ângelo Coronel (PSB/ Bahia) que acatou os argumentos e propos outra emenda, para tornar a tentativa de  revogação do piso sem efeito.

Abraham falou das conquistas da Engenharia quando há união e articulação por soluções justas. Citou, como exemplo de conquista pela pressão social, a derrubada do veto presidencial na lei das licitações.O diretor da FNE defendeu a Engenharia Unida como caminho certo para reverter a ameaça atual. "Nós acreditamos sim que a maioria dos senadores acompanharão o nosso pleito legal", declarou.