A partir das 9h desta quarta-feira (23), engenheiras das diversas entidades da área tecnológica se reúnem na atividade organizada pelo Confea para celebrar o Dia da Mulher Engenheira. Fátima Có, diretora da FNE, participa deste evento ao lado de profissionais de organizações ABEE, com Maria Conceição de SantAna Barros; ABENC, com Alice Helena Coelho Scholl; ABENGE , com Silvia Costa Dutra; ABEPRO, com Cristiane Pimentel; ABES, com Vanessa Britto Silveira Cardoso; ABEQ, com Denise Naranjo;vABREMI, com Maria Martha Magalhães Gameeiro; ANEST, com Marina Gabriela Laquis Barbar; CONFAEAB. com Maria Helena Araújo; FEBRAE. com Ana Constantina; FEBRAGEO, com Sheila Klener Jorge de Sousa; FENEM, com Sandra Ascari; FISENGE, com Elaine Santana; IBAPE, com Rita Rocha; BEA , com Tereza Cristina Tarlé Pissara; SBEF, com Elisa Meirelles; SBMET, com Patrícia Guimaraes Costa; SOBES, com Karla Maria Serpa Zavaleta; e FNEAS, com Liane de Moura.
A diretora da Mutua, Giucelia Figueiredo, GRI/Programa Mulher e o presidente do CONFEA. Joel Kruguer, abriram a atividade.
O “Dia Internacional da Mulher na Engenharia”, sempre celebrado no dia 23 de junho, foi criado no Reino Unido, durante a Women’s Engineering Society (WES, Associação das Mulheres Engenheiras) e vem sendo anualmente celebrado no Brasil pelas diversas instituições ligadas à Engenharia brasileira.
Segundo dados estatísticos do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o número de profissionais registrados em todo Brasil é de 1.004.744 e, desse total, 191.093 são mulheres. Ou seja, pouco mais de 19% dos registros profissionais nos 27 Conselhos Regionais são de mulheres. O número ainda não é equilibrado, mas avanços foram alcançados desde as primeiras mulheres engenheiras brasileiras, como a sexta profissional a se formar no país, Enedina Alves Marques, que também foi a primeira engenheira negra do Brasil (1945).
O evento é uma iniciativa do Programa Mulher e do Colégio de Entidades Nacionais - CDEN, por mais representatividade feminina na área tecnológica. Assista pelo YouTube.