Um mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, feito a partir de dados da International Energy Agency Photovoltaic Power Systems Programme, indica que o Brasil alcançou a nona posição no ranking mundial de potência adicionada anual da fonte solar fotovoltaica em 2020. O dado inclui a soma das grandes usinas centralizadas e dos pequenos sistemas distribuídos em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e no setor público que entraram em operação ao longo do último ano.

energiasolarNotícia do Canal Energia  sobre o resultado do levantamento, mostra que em 2020 o Brasil instalou 3,15 GW da fonte solar fotovoltaica, incluindo 2,53 GW em sistemas de geração distribuída e 617,6 MW em geração centralizada. Com isso, apenas no ano de 2020, o setor solar trouxe ao Brasil R$ 15,9 bilhões em novos investimentos e mais de 99 mil novos empregos. Desde 2012 até o final do ano de 2020, o Brasil acumulou R$ 42,1 bilhões em investimentos na fonte solar fotovoltaica, gerando mais de 236 mil empregos acumulados.

O Brasil já esteve nas 10 e 11ª e 12 posições em anos anteriores mas, segundo o presidente do Conselho de Administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk, tem um dos maiores e melhores recursos solares do mundo, e pode assumir mais protagonismo e liderança no desenvolvimento do setor.

Saiba mais no Canal Energia