sociais

logos

Cresce Brasil

Matéria do site Ciclo Vivo traz o case do estudante de design alemão Tobias Trübenbacher que desenvolveu um projeto unindo iluminação pública, geração de energia limpa e redução de impactos ambientais. Trata-se de um poste autossuficiente que gera sua própria energia e só acende quando é necessário.

papilio poste cata vento 5A jornalista Natasha Olsen conta que a luminária ganhou o nome de Papilio e foi projetada para reduzir a poluição luminosa e emissões de gases de efeito estufa associadas à iluminação pública, diminuindo os impactos negativos para as pessoas e animais e também no meio ambiente.

A instalação do poste é ativada pelo vento que movimenta quatro pás de rotor aerodinâmicas feitas de folha de metal dobrada, uma mini turbina eólica em forma de cata-vento. O Papilio pode ser acoplado a paredes para funcionar como uma lanterna independente, de preferência a uma distância de 3]três a seis  metros do solo, onde os ventos são mais fortes.

“Precisamos urgentemente combater a poluição luminosa e a perda de biodiversidade que vem junto com ela. Isso só pode acontecer se as próprias cidades gerarem energia – por meio de sistemas descentralizados, incorporados localmente, e produtos mais sustentáveis espalhados em grandes quantidades por todos os espaços urbanos. Neste contexto, o vento representa um potencial frequentemente subestimado, mas em constante crescimento”, afirma o estudante.

 partes papilio poste cata vento 9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Papilio pode ser montado a partir de componentes simples. Foto: Dezeen

Confira a reportagem sobre o Papilio em Ciclo Vivo

Adicionar comentário


logoMobile