Um robô semelhante a uma cobra da Carnegie Mellon University agora pode deslizar para debaixo d'água para inspecionar navios e estruturas submersas em busca de danos ou objetos.

O robô semelhante a uma cobra da Carnegie Mellon University agora pode deslizar seu caminho debaixo d'água para inspecionar navios, submarinos e infraestrutura em busca de danos..

Uma equipe do Laboratório de Biorobótica do Instituto de Robótica da Escola de Ciência da Computação testou a Cobra Robô Modular Submarina Hardened (HUMRS) no mês passado na piscina da universidade, mostrou um movimento controlado, preciso e suave.precisa e suave.

"Podemos ir a lugares que outros robôs não podem", disse Howie Choset, professor de ciência da computação de Kavčić-Moura. "Ela pode serpentear e se espremer em espaços subaquáticos de difícil acesso."

O projeto é liderado por Choset e Matt Travers, codiretores do Laboratório de Biorobótica.

A cobra robô submersível foi desenvolvida por meio de uma bolsa do Advanced Robotics for Manufacturing (ARM) Institute. O projeto visa auxiliar o Departamento de Defesa na inspeção de navios, submarinos e outras infraestruturas subaquáticas em busca de danos ou como parte da manutenção de rotina, disse Matt Fischer, gerente de programa do ARM Institute que trabalha no projeto.

Os militares têm opções limitadas para inspecionar áreas como o casco de um navio. Para isso, a Marinha deve enviar uma equipe de mergulhadores ao local do navio, esperar até que ele retorne ao porto para desdobrar os mergulhadores ou puxá-lo para uma doca seca - todas as opções que levam tempo e dinheiro.

Mais dados sobre o projeto e sua aplicação estão no site da  Carnegie Mellon University .Fotos e vídeos adicionais estão disponíveis no Google Drive.