• Página Principal
  • Notícias
  • Entidades disponibilizam formulário para apoio ao Manifesto “O povo não pode pagar com a própria vida”

A CNBB, OAB, SBPC, Comissão Arns, ABI e ABC disponibilizaram um formulário eletrônico para entidades, instituições e movimentos que desejarem aderir ao Manifesto  "O povo não pode pagar com a própria vida“.

Emergência Covid-1 [Pedro Guerreiro, Agência Pará]Publicado em 11 de março, o documento pede medidas urgentes para estancar a escalada de mortes decorrentes da covid-19 e declara apoio aos esforços de governadores e prefeitos para garantir o cumprimento das medidas sanitárias de proteção, paralelamente à imunização rápida e consistente da população, neste momento de profunda crise da pandemia, que já matou mais de 270 mil pessoas no País.

“O vírus não será dissipado com obscurantismos, discursos raivosos ou frases ofensivas. Basta de insensatez e irresponsabilidade. Além de vacina já e para todos, o Brasil precisa urgentemente que o Ministério da Saúde cumpra o seu papel, sendo indutor eficaz das políticas de saúde em nível nacional, garantindo acesso rápido aos medicamentos e testes validados pela ciência, a rastreabilidade permanente do vírus e um mínimo de serenidade ao povo”, atestam as seis entidades que assinam a carta.

Desde sua publicação, em 12 de março, o manifesto foi amplamente divulgado em veículos da imprensa de todo o País e também recebeu endosso de mais de 60 entidades científicas de todo o País.

No dia 15 de março, os presidentes das seis entidades signatárias entregaram o manifesto ao coordenador do Fórum Nacional dos Governadores, Wellington Dias, governador do Piauí, em reunião que teve a participação de outros quatro governadores – Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, Camilo Santana, do Ceará, Renato Casagrande, do Espírito Santo, Flavio Dino, do Maranhão. Também participaram a vice-governadora do Piauí, Regina Souza, e o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizetti, de Campinas. Na sessão virtual, todos reiteraram a importância das medidas urgentes apontadas pelas entidades para conter a escalada de mortes por covid-19 no Brasil.

As entidades, instituições e movimentos que desejarem aderir ao manifesto, podem preencher o formulário online