sociais

logos

Cresce Brasil

O Seesp realizou na tarde desta terça-feira (16), com transmissão ao vivo, o  Seminário Pontes, viadutos, barragens e a conservação das cidades - Engenharia de manutenção para garantir segurança e qualidade de vida, debatendo estratégias voltadas a assegurar a segurança de obras e equipamentos públicos de grande envergadura contra riscos de desastres. 

Seminário - Engenharia de ManutençãoA urgência de soluções tem sido tragicamente demonstrada por acontecimentos como a ruptura das barragens da Vale, em Mariana e Brumadinho, os desabamentos de edifícios - com casos em São Paulo, em 2018, e no Rio de Janeiro, na última semana, os incidentes recentes com viadutos na Marginal do Rio Pinheiros e no acesso à Rodovia Presidente Dutra,.

A proposta do seminário e do Seesp é mobilizar esforços para reverter esse quadro. Para isso,  reuniu  especialistas que possam contribuir com diagnóstico da situação nos diversos segmentos e propor medidas técnicas e administrativas que tragam segurança à população e possibilitem o uso racional dos recursos públicos. 

Falaram sobre a situação e demandas relacionadas às pontes e viadutos o chefe da Seção de Engenharia de Estruturas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Ciro Araújo, e o presidente da Regional São Paulo do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), Fernando Mentone  O problema brasileiro com a manutenção das barragens foi tratado pelo professor titular da Universidade Mackenzie, Antonio Eduardo Giansante e o especialista em Regulação e Fiscalização em Recursos Públicos da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), Cláudio Paiva de Paula.  A Conservação das cidades será tema do diretor-presidente da Critério Experts e autor do livro “Sinistros na construção civil – Causas e soluções para danos e prejuízos em obras”, Maurício Marcelli, o professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) em Gestão urbana e habitacional, Alex Abiko.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente da FNE, o secretário municipal de Infraestrutura e Obras de São Paulo, Vitor Ali,  osub- secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente  do governo do Estado, Glaucio Torres, os vereadores de São Paulo, Gilberto Natalino. Eliseu Gabreiel, Mario Covas Neto, Caio Miranda e Ricardo Teixeira, o vereador de Piracicaba, Pedro Cawai,  o vice presidente da Associação Brasileira de Pontes e Estruturas, Gison Marquezini, o presidente da Regional São Paulo Sinaenco, Fernando Mentone, ,  o presidente da Mútua Nacional, Paulo Guimarães, o vice-presidente da FNE e presidente do Senge Piaui, Antonio Florentino de Souza Filho, a coordenadora do Núcleo Jovem do Seesp Jovem, Marcelie Dessimoni. Estiveram também presentes 

 

O Seminário realizado no Auditório do Seesp, têve transmissão ao vivo no site do sindicato.

Acompanhe os vídeos das seções do seminário


Abertura

Pontes e viadutos

Barragens

Conservação das cidades

Debate

A

Adicionar comentário


logoMobile