As Centrais Sindicais e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico iniciam hoje, às 9 horas, a 15ª Jornada Nacional de Debates. O tema é Reforma da Previdência Social. O evento, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, reunirá dirigentes sindicais e entidades da sociedade.
Os debates deste ano vão se concentrar nos impactos na PEC 6/2019 - Proposta de Emenda Constitucional apresentada pelo governo Bolsonaro, que altera o sistema de seguridade social definido na Constituição e coloca em risco aposentadoria.
A Agência Sindical conversou com a economista Patrícia Pelatieri, coordenadora de pesquisas do Dieese. Ela explica que a proposta da Jornada, a ser realizada em todas as regiões do Brasil, é propiciar uma sólida base técnica ao movimento sindical no enfrentamento dos ataques às aposentadorias e à Seguridade Social.
“A Jornada faz parte das ações programadas pelas Centrais. Essa reforma irá mexer com a vida de todos os brasileiros. Também é necessário mostrar o quanto a mulher será prejudicada. E não só a mulher, mas também os mais pobres, aposentados e os Servidores. É um ataque brutal”, destaca Patrícia.
Segundo a economista, a Jornada é aberta e destinada a todos os interessados em saber mais sobre a reforma apresentada pelo governo. “Não só sindicalistas e trabalhadores. Todos podem acompanhar os debates”, diz.
Para o metalúrgico João Carlos Gonçalves (Juruna), secretário-geral da Força Sindical, o objetivo é ampliar ao máximo a discussão em torno da reforma, pois as mudanças propostas afetarão a vida de todos os brasileiros. "Vamos discutir a PEC da Previdência e seus efeitos. Esse debate é importante pra que possamos esclarecer as nossas bases, mas é indispensável atrair outros segmentos da sociedade. Nós, dirigentes, temos a responsabilidade de alertar a todos sobre as maldades dessa reforma", afirma.
Agenda - O Dieese elabora agenda para os outros Estados. “Até o final de abril queremos realizar esses debates por todo o Brasil. Na próxima semana, já teremos a agenda completa dos eventos. Nesta semana, ele acontece também em Sorocaba”, explica Patrícia.
Na quarta (20), às 19 horas, o debate será no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região. O palestrante será sociólogo e coordenador do Dieese, Fausto Augusto Junior.
“É urgente compreender o que está em jogo. A reforma praticamente impossibilita o acesso à aposentadoria. A reforma também propõe a redução do benefício de pensão e o fim da aposentadoria especial”, alerta o presidente do Sindicato de Sorocaba, Leandro Soares.
Transmissão - O Dieese irá transmitir o evento ao vivo através do seu canal no YouTube.