Está em curso uma pesquisa com o objetivo de quantificar e qualificar o “gender gap” – a discrepância da participação de mulheres e de homens nas áreas de ciências da natureza, matemática, computação, história e filosofia da ciência e tecnologia, tanto nas carreiras acadêmicas quanto fora destas. Esta pesquisa é parte de um projeto global sobre a questão de gênero, chamado “ICSU Project Gender Gap in Science — A Global Approach to the Gender Gap in Mathematical, Computing, and Natural Sciences: How to Measure It, How to Reduce It?”.
Trata-se de um esforço internacional massivo, financiado por um grant do ICSU (International Council for Science), efetivado através de uma colaboração estabelecida entre onze instituições parceiras, todas elas uniões científicas internacionais, organizações não-governamentais e a Unesco, que visa compreender melhor os problemas que acadêmicos e profissionais de matemática, computação e ciências naturais estão enfrentando em todo o mundo.
A pesquisa tem como base uma iniciativa de 2010 da IUPAP (International Union for Pure and Applied Physics), cujo questionário foi respondido por 15000 pessoas de 130 países diferentes. O objetivo é de, pelo menos, triplicar o número de questionários respondidos. Entende-se que os dados obtidos, evidentemente anônimos e confidenciais, serão extremamente importantes para compreender melhor a questão do gênero das áreas do tipo “STEM” (Science-Technology-Engineering-Math).
Ao longo do segundo semestre de 2017 houve reuniões ao redor do mundo para discutir e ajustar o questionário de 2010, que havia sido distribuído apenas entre físicos, para que se adequasse a todas as áreas mencionadas. Em particular houve uma reunião na Colômbia para adequar o questionário à realidade Latino-Americana, com representantes indicados pelas diferentes uniões científicas internacionais.
Todas as pessoas, mulheres e homens, que tenham feito graduação em alguma das áreas de interesse dessa pesquisa, ou que trabalhem em alguma dessas áreas, dentro e fora do mundo acadêmico, podem responder à pesquisa. O questionário é longo e demanda até 45 minutos para completar, mas pode ser salvo incompleto, quantas vezes for necessário, e o preenchimento pode ser continuado num momento posterior.
A pesquisa ficará aberta até 31 de outubro de 2018, mas como se trata de um questionário longo, não convém deixar para o último minuto. O questionário está disponível no endereço: https://statisticalresearchcenter.aip.org/cgi-bin/global18.pl
A pesquisa está disponível em sete idiomas (inglês, francês, russo, espanhol, árabe, chinês e japonês).
O projeto ICSU pode ser encontrado em https://icsugendergapinscience.org/
Divulgação