sociais

logos

Cresce Brasil

O site Inovação Tecnológica traz alguns detalhes sobre o chamado Helicóptero de Marte, na verdade um drone adptado para a atmosfera marciana, que  será enviado a Marte junro com a missão Marte 2020. Apesar do ineditismo e do alto risco, conta a favor  a gravidade de Marte, cerca de 40% menor que a da Terra. "A altitude recorde para um helicóptero voando aqui na Terra é de cerca de 12.000 metros. A atmosfera de Marte equivale a apenas 1% da atmosfera da Terra, de forma que, quando nosso helicóptero estiver na superfície marciana, ele já estará no equivalente a 30.000 metros de altitude da Terra," disse Mimi Aung, líder do projeto.

O desenvolvimento do helicóptero de Marte começou em 2013, quando a NASA se deu conta de que a visão dos robôs, comparável à de um ser humano de pé, limita a escolha de alvos interessantes a serem estudados. Um helicóptero fazendo voos rasantes pode obter um mapa detalhado em alta resolução da região, ajudando a traçar melhor as rotas.

O veículo pesa apenas 1,8 quilograma, tem 60 centímetros de altura, e suas asas duplas contra-rotativas de 1,1 metro de circunferência vão tentar aproveitar a fina atmosfera marciana girando a quase 3.000 rpm - cerca de 10 vezes a rotação das asas móveis de um helicóptero na Terra. Células solares deverão recarregar as baterias de íons de lítio que alimentam os motores.

Leia a reportagem de Inovação Tecnológica e saiba como o helicóptero de Marte chegará até lá.

Adicionar comentário


logoMobile