O jornal Engenheiro traz nesta edição o processo de organização dos profissionais recém-formados e de acolhida aos que estão se formando, representado pela multiplicação dos núcleos Jovem Engenheiro pelos sindicatos que compõem a base da FNE. As dificuldades que o País enfrenta exigem muito de uma geração afetada pela carência de investimentos em áreas estratégicas para a valorização profissional e preocupada com a garantia do mercado de trabalho.
O conjunto da edição é dedicado aos desafios do campo político, econômico e tecnológico que precisam ser enfrentados pela sociedade mobilizada, mas em particular pelos engenheiros. O diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antonio Augusto de Queiroz, o Toninho, é a personalidade entrevistada. Ele aponta a necessidade da ação qualificada do movimento sindical para barrar os retrocessos sociais impostos ao País em meio à crise política, por si só, gravíssima.
Os rumos da Petrobras e da indústrica petroleira preocupam os engenheiros. O assunto foi discutido em seminário realizado em São Paulo e a edição de julho traz seus resultados. Tanto a principal empresa nacional quanto as reservas estratégicas do País devem ser protegidas neste cenário de desmonte das políticas e bens nacionais.
Engenheiro trata ainda das perspectivas do uso dos ônibus elétricos para tornar o transporte coletivo menos poluente. E traz informações sobre atividades sindicais em sua base nacional. Nesta edição, notícias do Maranhão, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Piaui.
Confira o Jornal Engenheiro, Edição 182.