O Instituto Nacional do Semiárido (Insa), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, participou do estudo realizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) sobre as florestas localizadas em zonas áridas. O levantamento, publicado em julho, constatou que 90% das terras secas estão localizadas em países em desenvolvimento e abrigam 2 bilhões de pessoas. Contudo, em apenas 18% dessas regiões há registro de florestas.
O relatório preliminar da FAO “Árvores, florestas e uso da terra nas zonas áridas: uma avaliação global” indica a necessidade de recuperar boa parte dessas terras para enfrentar problemas de estiagem, desertificação e degradação de solos.
Para participar da pesquisa, 20 estudantes de graduação e pós-graduação selecionados pelo Insa fizeram um curso de mapeamento da cobertura vegetal de áreas semiáridas voltado para o levantamento das dinâmicas de florestas de terras secas da América do Sul e análise das mudanças no uso da terra. A coleta dos dados foi feita por meio da ferramenta “Collect Earth”. O Instituto Argentino de Pesquisas de Zonas Áridas também participou do levantamento.
Até o final do ano a FAO deve lançar um livro com a conclusão do estudo no qual dedicará um capítulo à América do Sul. A expectativa é que a publicação se torne uma ferramenta para a elaboração de políticas públicas e investimentos voltados para o desenvolvimento sustentável e o combate às mudanças climáticas.
Fonte: MCTIC