O presidente da FNE, Murilo Pinheiro, participou nesta quinta-feira (21/7), em Boa Vista, do encontro que reuniu os presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) dos Estados do Amazonas (Cláudio Guenka), Tocantins (Marcelo Maia), Acre (Carminda Silva Pinheiro), Amapá (Laércio dos Santos) e Roraima (Marcos Camoeiras), esse último o anfitrião da atividade. Participaram ainda o vice-presidente do Crea Pará, Augusto Ordonez, o vice-presidente do Conselho Federal (Confea), Antônio Carlos Albério, o seu gerente Regional Norte, Clemerson Batista, o diretor da FNE, Flávio Brízida, e o vice-presidente do Seesp, João Carlos Bibbo.
No diálogo com os dirigentes dos Creas Norte, Murilo Pinheiro lembrou a importância de se ampliar a participação dos profissionais nas eleições do Sistema Confea/Creas. Para tanto, ele tem defendido que, assegurando-se total segurança e confiabilidade, seja adotado o voto eletrônico pela internet. O presidente da FNE destacou também o papel fundamental que os conselhos regionais têm de apoiar as lutas dos profissionais.
Nesse sentido, ele destacou o movimento “Engenharia Unida”, lançado pela FNE em março último que visa a atuação coesa das entidades representativas do setor em defesa da valorização profissional e do desenvolvimento nacional, preocupação, afirmou, que deve ser prioritária para as organizações da área tecnológica. Para Pinheiro, é preciso também acompanhar as questões técnicas que afetam a sociedade, a exemplo do desastre ocorrido na cidade de Mariana por falta de boa engenharia.
Por fim, o dirigente destacou a importância das eleições municipais que se aproximam e a necessidade de as lideranças interferirem no processo de forma positiva, não só votando com consciência, mas também propondo soluções. Um exemplo disso, apontou ele, é a mais recente etapa do projeto "Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento", da FNE, que aborda as cidades e será entregue a candidatos a prefeito em todo o Brasil.
Rita Casaro – Comunicação FNE, com informações de Paula Bortolini