O Instituto Militar de Engenharia (IME) abriu dois concursos para o preenchimento de 98 vagas em cursos para formação de oficiais da ativa e da reserva para o quadro de engenheiros militares.
O edital prevê 75 vagas para Admissão no Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa, para quem pretende seguir a carreira militar. As outras 23 vagas são destinadas à formação de Oficiais da Reserva da 2ª Classe do Quadro de Engenheiros Militares e se destina a quem não tem a pretensão de seguir carreira militar.
As especialidades de engenharia oferecidas são: fortificação e construção (engenharia civil), eletrônica, comunicações, elétrica, mecânica e de armamento, mecânica e de automóveis, materiais, química, cartográfica e de computação.
A seleção é rigorosa quanto à idade. Os candidatos devem ter de 16 anos a 21 anos e ter concluído ou cursar a última série do ensino médio. Haverá exames saúde e aptidão física e intelectual.
As provas serão realizadas em 12 de outubro, nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas (SP), Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora (MG), Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos (SP), São Paulo e Vila Velha (ES).
As inscrições estarão abertas de 18 de julho a 26 de agosto pelo site www.ime.eb.br. A taxa é de R$ 100.
O IME é um estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo ensino superior de Engenharia e pela pesquisa básica.
Ministra cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária para militares e civis. Insere-se no Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército, cooperando com os demais órgãos, por meio da prestação de serviços e pela execução de atividades de natureza técnico-científicas. O Instituto coopera, pelo ensino e pela pesquisa, também para o desenvolvimento científico-tecnológico do País.
Redação FNE, com IME