Reunida em Rio Branco, na tarde de terça-feira (14/6), a diretoria da FNE foi recebida pelo governador do Acre, Tião Viana. Durante o encontro, o mandatário afirmou a importância da engenharia para os avanços em sua administração. Conforme ele, o objetivo tem sido promover “qualidade de vida, crescimento econômico e preservação dos recursos naturais”, metas às quais a profissão é essencial.
Entre as iniciativas, ele destacou a Cidade do Povo, projeto habitacional construído no âmbito do Minha Casa Minha Vida que abrigará 10 mil famílias, que terão a acesso a redes de água e esgoto e diversos equipamentos públicos.
Ele ressaltou ainda o papel da FNE e do Senge Acre como parceiros nos projetos que têm sido implantados no Estado. “Murilo (Pinheiro, presidente da FNE), é um patrimônio como conciliador, tem toda a minha admiração”, disse. Ele apontou também relevância do esforço, coordenador pelo presidente do sindicato, Tião Fonseca, de propor soluções à regularização do Rio Acre, cujas cheias afetam gravemente a população. Na oportunidade, os dirigentes sindicais entregaram ao governador o relatório da expedição feita ao Rio por diversos profissionais envolvidos na empreitada. Viana também recebeu o manifesto do movimento Engenharia Unida.
Rio Branco
Presente ao encontro, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, comemorou fato de a cidade estar “sediando a engenharia nacional” e confirmou o papel das entidades em prol do desenvolvimento. Ele destacou também a posição de Viana de apoio à engenharia. “O governado é médico por formação, mas engenheiro de coração”, definiu.
O Prefeito aproveitou para citar realizações da sua administração, como o cadastramento e mapeamento de todos os serviços e equipamentos públicos. “Isso possibilita visualizar onde faltam e identificar as demandas”, explanou. Alexandre apontou ainda os avanços na entrega de cerca de 8 mil títulos de propriedade durante seu mandato e os esforços de transparência na gestão. Segundo ele, Rio Branco ficou em primeiro lugar nesse quesito conforme avaliação da antiga Controladoria Geral da União (CGU).
Participou também do encontro o secretário municipal de Desenvolvimento e Gestão Urbana, Ricardo Araújo.
Rita Casaro - Comunicação FNE