A iniciativa é da 4ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres (4ª CNPM), que reunirá representantes de todo país entre 10 e 13 de maio, em Brasília. Todas podem participar da campanha com frase empoderadora
Uma ação proposta para as redes sociais começou a mobilizar mulheres com frases sobre seu próprio empoderamento associadas à hashtag #SouMulherEPosso. Trata-se de uma campanha preparatória da 4ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres (4ª CNPM) e que tem o objetivo de levar as mulheres a refletir sobre o exercício de suas capacidades, sonhos e metas de vida.
A campanha também rebate manifestações recentes de machismo no parlamento brasileiro, como foi o caso de um deputado que afirmou que mulheres não querem ser empoderadas, e sim amadas - levando a bancada feminina da Casa a protestos indignados.
A campanha visa a participação de mulheres que queiram afirmar seu empoderamento. Para isso, basta fazer um pequeno vídeo, de no máximo um minuto, com o celular posicionado na horizontal. A participante deve dizer a frase "Sou Mulher e Posso..." e completá-la. Na hora de divulgar o vídeo nas redes sociais é preciso usar a hashtag #SouMulherEPosso para juntar o depoimento à campanha.
A rede já conta com vídeos de figuras mais conhecidas como a líder indígena Sônia Guajajara e integrantes de governos, como a coordenadora da Diversidade e assessora de gabinete da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Janaína de Oliveira; a secretária da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, Gilberta Soares; a ministra das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes.
A quarta edição da CNPM é organizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM). Os vídeos selecionados serão exibidos durante a fase nacional da Conferência, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, entre os dias 10 e 13 de maio, em Brasília.
#SouMulherEPosso por Sônia Guajajara.
Redação CNTU