Encontro Sindical Nossa América, realizado Montevidéu, entre 31 de março e 3 de abril, promoveu debates sobre os impactos da crise econômica e a ameça a direitos trabalhistas impostos a vários países. Dirigentes da CNTU participaram da atividade.
A sétima edição do Encontro Sindical Nossa América (Esna), aconteceu entre os dias 31 de março e 3 de abril, em Montevidéu, no Uruguai. A CNTU foi representada no encontro pela sua vice-presidente, Gilda Almeida, e pelo diretor Welington Moreira Mello, coordenador do Departamento de Relações Internacionais da confederação.
O lema da “Unidade de ação dos trabalhadores” orientou os debates do encontro voltados à criação de uma estratégia comum de resistência à forte ofensiva neoliberal que vem ameaçando direitos e garantias da classe trabalhadora em muitos países. Entre as ameaças a serem combatidas, estão o tratados do Pacífico e o acordo para o comércio de serviços (TISA).
O ex-presidente uruguaio, Pepe Mujica (na foto com Welington Moreira Mello), participou da abertura do Esna e fez um chamado à unidade da classe trabalhadora internacional para enfrentar as complexas realidades do mundo. Ele alertou para a forma como o atual funcionamento do capitalismo torna lento o crescimento da economia em todo mundo. “O capitalismo está dando excessiva ênfase à especulação e ao campo financeiro”, disse Mujica.
Além da resistência aos tratados de livre comércio e seus impactos na região, os participantes enfatizaram a defesa do direito de greve e as lutas contra a crise econômica e o retrocesso político.
Para o sindicalista uruguaio e coordenador político do Esna, Leonardo Batalla, após mais de uma década de avanços, a classe trabalhadora na América se encontra agora em um momento decisivo. “Ou se aprofunda e fortalece seus vínculos com as grandes maiorias populares construindo uma alternativa rumo a uma sociedade mais justa e solidária ou se alia às elites nacionais, às multinacionais e ao imperialismo norte-americano, conduzindo nosso continente a um retrocesso histórico”, disse ele.
Crise brasileira
A crise política e econômica que afeta o Brasil foi também tema de destaque no encontro, e os delegados viram a cidade de Montevidéu se transformar em local de solidariedade ao povo brasileiro, com pronunciamentos de vários sindicalistas e um ato em frente à embaixada brasileira.
Redação CNTU com Prensa Latina e Portal CTB