sociais

logos

Cresce Brasil

Em documento das Nações Unidas publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo, com "exclusividade", na segunda-feira, 24/09, o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Direitos à Alimentação, Jean Ziegler, disse o avanço do etanol aumentaria o preço dos alimentos, e portanto o risco de fome para as populações mais pobres. Em seu relatório, ele pediu uma moratória de cinco anos na expansão do biocombustível no mundo.

Segundo o jornal, o especialista da ONU chegou a receber nos últimos dias mensagens de agradecimento por parte de líderes do Movimento dos Sem-Terra (MST). O governo cubano também não escondia sua satisfação com o conteúdo do polêmico relatório da ONU.

Em um debate no Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, o governo brasileiro pediu a palavra para refutar o relatório e defender que o etanol feito a partir da cana-de-açúcar pode trazer desenvolvimento.

“O Brasil tem usado o biocombustível por mais de 30 anos. Os resultados concretos para a sociedade têm sido o aumento da produção de cana, mais empregos e benefícios sociais positivos, com melhor distribuição de renda”, afirmou o embaixador na ONU, Sérgio Florêncio.

“Portanto, por três décadas, o Brasil conseguiu aumentar a produção de alimentos e de cana para o biocombustível. Isso gerou um impacto positivo na oferta de alimentos, como demonstram os dados da produção agrícola e de exportações."

Ziegler treplicou. “Não posso concordar com a política energética no Brasil”, disse, mostrando livros do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de Gilberto Freyre para afirmar que os efeitos da utilização de terras no Brasil para o plantio da cana nos próximos anos serão “catastróficos”.

Potencial brasileiro

O Manifesto Cresce Brasil, da FNE, aponta que o Brasil tem solo, água e insolação suficiente para elevar o vetor renovável bioenergético, pois dispõe de uma excepcional potencialidade, seja com o etanol do complexo sucroalcooleiro, seja com o biodiesel, e mais recentemente com o Hbio (novo tipo de óleo diesel desenvolvido pela Petrobras, que utiliza o óleo vegetal em seu processo de produção). Há enorme potencialidade de expansão da produção de etanol para o mercado interno e externo, podendo o país substituir pelo menos 5% de todo o consumo mundial de gasolina pelo álcool brasileiro.

Adicionar comentário


logoMobile