Abong e Gestos organizaram a iniciativa para ampliar o acesso às informações e análises deste processo na reta final das negociações
Em parceria com a Gestos - Soropositividade, Comunicação e Gênero, a Abong – Organizações em Defesa dos Direitos e Bens Comuns vem acompanhando e incidindo sobre as negociações intergovernamentais que definirão - em setembro, durante a 70ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) - os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda que substituirá os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) a partir do próximo ano.
Para ampliar o acesso às informações e análises deste processo na reta final das negociações, a Abong lançou recentemente o blog Brasil no Pós 2015.
O novo canal reúne a cobertura de momentos chave, tais como a III Conferência sobre o Financiamento para o Desenvolvimento – que aconteceu entre os dias 13 e 16 de julho, em Adis Abeba, na Etiópia – e a 70ª Assembleia Geral da ONU, que acontecerá entre os dias 21 e 25 de setembro, em Nova Iorque, na sede das Nações Unidas.
É possível acompanhar ainda informações e análises sobre a útlima rodada de negociações em torno da agenda pós 2015, que se encerra hoje, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque (EUA). As informações estão sendo produzidas por Alessandra Nilo, coordenadora da Gestos e diretora estadual da Abong em Pernanbuco, que está presente acompanhando as negociações como uma das/os representantes da sociedade civil brasileira.
Nos últimos 15 anos, os ODM serviram como diretrizes e indicadores de desenvolvimento. Apesar de terem tido um impacto positivo nos países em desenvolvimento, não foram em grande parte alcançados.
A Abong defende que a definição e implementação dos ODS devem levar em conta o acúmulo das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que vêm trabalhando diretamente na defesa de direitos, no combate à desigualdade e no respeito aos limites do planeta. O intuito desta ação é mobilizar a atenção da sociedade civil brasileira para a importância destas definições no que diz respeito ao nosso futuro e para as lutas das organizações e movimentos sociais.
Acesse e divulgue: www.brasilnopos2015.wordpress.br.
Fonte: noticia-blog_acompanha_negociacoes_dos_objetivos_de_desenvolvimento_sustentavel-131741_03082015
Autor: Abong