A Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) – representada pelos diretores Welington Moreira Mello, Gilda Almeida de Souza e Fernando Palmezan Neto, integrantes do departamento de Relações Internacionais da entidade – participa da Cúpula dos Povos, de 9 a 11 de abril próximo, na Universidade do Panamá, cujo tema, neste ano, é "América Latina, uma pátria para todos, em paz, solidária e com justiça social”. A atividade ocorrerá paralela a VII Cúpula das Américas, evento que acontece a cada três anos com os chefes de Estado dos 35 países da região que, por sua vez, terá a presença inédita de Cuba.
O chamado para que todas as "organizações irmãs do continente americano” participem desse momento na capital panamenha, quer, além de se ater a questões populares e pertinentes da luta dos povos do continente, recordar uma década da derrota da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Também será realizado um painel com o título ´Lutas mesoamericanas e do Caribe´. Entre os principais temas que serão debatidos nas 15 mesas de trabalho estão: ´América Latina região de paz assediada pelos Estados Unidos´; ´O bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba´ e ´A ofensiva econômica, política e midiática contra Venezuela´. "A Cúpula dos Povos que reúne sindicatos, agricultores, povos indígenas, estudantes, organizações de direitos humanos, ambientalistas, feministas e todos os que têm algo a dizer sobre os graves problemas afetam o nosso povo”, diz a organização do evento em nota.
As organizações vão debater ainda segurança social, sistemas de pensões e qualidade de vida; liberdade sindical, migrações e direito a greve; trabalhadores migrantes; a luta dos povos originários e camponeses na luta contra os grandes projetos de mineradoras e hidroelétricas; e invasão ao Panamá e intervencionismo norte-americano e sua ameaça a democracia e a soberania dos países.
Erick Graell, secretário da Central Nacional de Trabalhadores do Panamá, co-organizadora do evento, informou que foram convidados os presidentes da Bolívia, Equador, Venezuela, Cuba, Nicarágua e Haiti, que já confirmaram sua assistência à Cúpula das Américas. O presidente boliviano Evo Morales dará uma conferência na Cúpula dos Povos, segundo a programação oficial do encontro. Fonte: Prensa Latina e Adital
Fonte: noticia-cntu_participa_da_cupula_das_americas_no_panama-105039_09042015
Autor: Rosângela Ribeiro Gil - Imprensa Seesp