sociais

logos

Cresce Brasil

No último sábado (3), o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão enviou nota à imprensa  informando que o cálculo do salário mínimo a partir de 2016 seguirá a regra vigente atualmente.

A nota difere das declarações de Barbosa  a jornalistas, feias na sexta-feira, indicando possível mudança nas regras de cálculo já a partir do ano que vem. Durante entrevista concedida após receber o cargo da ex-ministra, Miriam Belchior, Barbosa disse que  enviaria o cálculo do salário mínimor ao Congresso no momento oportuno."A regra atual ainda vale para 2015. Nós vamos propor uma nova regra para 2016-2019 ao Congresso Nacional. Continuará a haver aumento real do salário mínimo”, disse. 

Pelas regras atuais, um decreto publicado no fim de dezembro alterando o valor do salário mínimo de R$ 724, fixado para 2014, para R$ 788. Para mudar o modo de cálculo, de acordo com o comunicado de sábado, a proposta requer um novo projeto de lei, que será enviado ao Congresso este ano. A nota " esclarece que a proposta de valoritzação do salário minimo a partir de 2016 seguirá a regra de reajuste atualmente vigente".

A mudança na posição do Ministério teria sido determinada por Dilma Rousseff, descontente com as declarações e com as reações do movimento sindical.

Fonte: noticia-calculo_do_minimo_nao_muda_ate_2016-135705_05012015

Autor: Redação CNTU

Adicionar comentário


logoMobile