sociais

logos

Cresce Brasil

Engenharia ainda é um dos cursos mais concorridos em vestibulares - Foto: USP Imagens

O número de matrículas nos cursos de Engenharia, Produção e Construção subiu 52% nos últimos três anos, mas a proporção de alunos na área, para cada dez mil habitantes, é três vezes mais baixa do que em Ciências Sociais, Negócios e Direito.

Os dados são do Censo da Educação Superior 2013, divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Educação (MEC).

O setor é considerado prioridade pela presidente Dilma Rousseff (PT), dada a alta demanda de engenheiros e técnicos no mercado. Em alguns programas educacionais do governo federal, como o Ciência sem Fronteiras, que dá bolsas a universitários no exterior, as engenharias foram privilegiadas.

Nas áreas de Ciências Sociais, Negócios e Direito, são 147,2 estudantes para cada 10 mil habitantes. Já nas engenharias, a proporção recua para 50,6 matrículas para a mesma parcela da população.

Comparação feita pelo próprio ministério com a média de 2010 dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostra que essa proporção de estudantes de engenharias no Brasil ainda é bem inferior. O valor registrado entre as nações mais ricas é de 78,5.

LEIA matéria no jornal JCNet que  traz também informações sobre a 

Unesp Bauru, que oferece 1.045  vagas para o Vestibular 2015 http://www.jcnet.com.br/Geral/2014/09/busca-por-engenharias-cresce-52-em-tres-anos.html

Fonte: noticia-busca_por_engenharias_cresce_52_em_tres_anos-170357_11092014

Autor: Jornal da Cidade - Bauru

Adicionar comentário


logoMobile