Espaço de participação social em políticas públicas urbanas, o Conselho das Cidades (Concidades) conta desde a sua 41ª reunião, realizada nos dias 23, 24, e 25 de julho de 2014 no Ministério das Cidades no DF, com a presença do economista Cláudio Costa Manso, conselheiro da CNTU, e que passa a acompanhar o colegiado como observador.
A reunião de julho tratou, além da pauta normal, da posse dos novos conselheiros eleitos para o próximo quinto mandato. Os novos conselheiros foram eleitos durante a 5ª Conferência Nacional das Cidades, realizada pelo Ministério das Cidades, em novembro de 2013. A CNTU não participou das eleições, mas seu representante foi convidado a participar na condição de observador. Costa Manso explica que essa condição lhe permite particiar de todos os eventos, dos debates e exposições, e principalmente nas reuniões do Comitê Técnico de Trânsito, Transporte e de Mobilidade Urbana, coordenado pelo Secretário Nacional de Mobilidade Urbana.
Estar nesse comitê, segundo ele, era um propósito imediato e importante para a CNTU, que promove neste momento uma campanha por políticas de mobilidade urbana." Na reunião desse comitê tivemos a oportunidade de ouvir e debater com os presidentes da Trensurb, da CBTU, e com o diretor geral do Denaran", relata Costa Manso, que é especialista em planejamento de transportes urbanos. Formado pelo Mackenzie, ele é funcionário do Metrô de São Paulo há 44 anos e dirigente sindical na categoria dos economistas há 30 anos.
Além da mobilidade urbana, os temas tratados nos demais comitês são do interesse direto da CNTU, o que leva, a partir de agora, a uma participação intensiva nos debates de propostas dos seus diversos comitês. O Concidades integra o Ministério das Cidades de forma permanente, mantendo um caráter deliberativo e consultivo na formulação e gestão da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, tratando se das políticas públicas nas áreas de habitação, saneamento, trânsito, mobilidade urbana e planejamento territorial.
Órgão consultivo e colegiado que reúne segmentos representativos da sociedade civil e do poder público, tais como os movimentos sociais, sindicais, entidades acadêmicas e de pesquisas, assim como, entidades profissionais e de classes, representa portanto a sociedade civil organizada.
Pela importância do Concidades e como um fórum fundamental para o debate das politicas urbanas e defesa de muitas propostas da CNTU, a participação da Confederação no Conselho é uma etapa preparatória da possibilidade de participar não apenas da próxima Conferência das Cidades, mas também do processo eleitoral, com vistas à conquistar uma vaga de membro efetivo para a próxima gestão. O Concidades programa seu próximo ecnontro para o mês de outubro/2014.
Fonte: conselho_cidades_cntu_conselheiros_conferencia
Autor: Redação CNTU