sociais

logos

Cresce Brasil

Iniciadas há alguns meses, as negociações coletivas dos engenheiros se multiplicam em maio e junho, datas-bases de inúmeras empresas em que a categoria atua. Coesão e participação ativa dos profissionais são fundamentais para alcançarmos bons resultados.

 

MobilidadeImagemA mobilização, visando à formalização de acordos e convenções coletivas para assegurar direitos, benefícios e conquistas aos engenheiros, está acontecendo a todo vapor pelo País, e tendem a se intensificar ao longo deste mês e do próximo. Isso porque, com datas-bases ao longo de todo o ano, as negociações da categoria se concentram em maio e junho.

O processo envolve reuniões, assembleias, formulação de pautas de reivindicação e várias rodadas de diálogo junto ao patronato. Verdadeira maratona, cada uma das campanhas conta com a dedicação permanente dos diretores e delegados sindicais que atuam na linha de frente, além da estrutura administrativa e operacional dos sindicatos.

Porém, toda essa retaguarda e atuação qualificada precisam contar com a participação efetiva dos engenheiros para que se alcancem os resultados pretendidos. É absolutamente crucial, ao longo das campanhas salariais, a mobilização comprometida da categoria, que deve atender aos chamados sobre consultas e pesquisas, reuniões e assembleias, presenciais ou online, manifestações e demais atividades envolvendo a base da qual faz parte.

As convocações são enviadas diretamente aos engenheiros, além de serem divulgadas nos meios de comunicação das entidades. O mesmo acontece com as deliberações e desdobramentos. É imprescindível que os profissionais estejam atentos, acompanhando cada passo da campanha, participem e contribuam efetivamente para o fortalecimento do seu sindicato e da representação da categoria.

É necessário ter em mente que essa demonstração de união e força é decisiva para assegurar itens essenciais como reposição de perdas inflacionárias, aumento real, participação nos lucros e resultados, respeito ao salário mínimo profissional, garantia de direitos, benefícios e condições adequadas de trabalho.

No XXIV Seminário sobre Campanhas Salariais, realizado em 24 de abril último pelo Seesp, em São Paulo,  foram anunciadas boas perspectivas às negociações coletivas da categoria neste ano, tendo em vista o cenário de relativa estabilidade e melhorias em indicadores como emprego e redução da pobreza. Cabe a nós, engenheiros, travarmos essa luta da melhor forma possível para confirmar o prognóstico favorável e buscar bons acordos e convenções à mesa de negociação, de forma democrática e transparente.

Vamos juntos, neste período de grande movimentação das campanhas salariais, atuar para garantir a nossa valorização profissional.

Murilo Pinheiro – Presidente

logoMobile