sociais

logos

Cresce Brasil

Com inscrições abertas e aulas online programadas para 5, 6 e 7 de dezembro próximo, curso oferecido pela FNE traz qualificação indispensável na atualidade e diferencial ao engenheiro no mercado.

BIM iLUSTRAÇÃODe olho nas tendências do mercado e visando contribuir para a atualização e qualificação profissional dos engenheiros, a FNE oferece aos seus representados e demais interessados o curso “BIM, do conceito à prática”, com apoio do Seesp Educação. Com inscrições abertas, as aulas online estão programadas para 5, 6 e 7 de dezembro próximo, a depender do fechamento de turma.

Em sua função precípua de defesa dos direitos da categoria e sua atuação cidadã na busca por soluções factíveis ao desenvolvimento nacional sustentável, a federação tem atuado em prol da valorização profissional, o que abrange a garantia de reciclagem tecnológica.

Em tal direção, a oferta de cursos como “BIM, do conceito à prática” a preços acessíveis e com descontos aos associados aos sindicatos filiados à FNE, de Norte a Sul do País, é uma das vertentes fundamentais, em um mercado cada vez mais competitivo e desafiador, em que a aquisição de novas competências e a capacitação profissional têm se apresentado como diferencial importante na disputa por uma vaga.

No caso do Building Information Modeling (BIM) – Modelagem da Informação da Construção –, no Brasil, nos últimos anos seu uso se expandiu significativamente, a partir da instituição pelo governo federal de estratégia nacional para sua disseminação (Decreto 9.377, de 17 de maio de 2018).

Nesse âmbito, um novo impulso foi dado com o Decreto Federal no. 10.306/2020, que estabeleceu a utilização do BIM “na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia” pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal. Quem se qualificar, seguramente terá vantagens competitivas no mercado de arquitetura, engenharia e construção.

Ministrado por consultores internacionais, “BIM, do conceito à prática” visa conscientizar sobre a transformação na indústria da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO), provocada pelo uso global e colaborativo do Building Information Modeling. Seu objetivo é ainda permitir o alinhamento de conceitos de modo a auxiliar na integração entre equipes ou organizações no trabalho com esse processo imprescindível na atualidade.

A atualização e qualificação profissional dos engenheiros vai ao encontro de preocupação expressa também nos acordos e convenções coletivas de trabalho assinados pelos sindicatos filiados à FNE com empresas e sindicatos patronais.

Ciente de que educação continuada é essencial para os engenheiros preservarem ou disputarem um lugar ao sol no mercado, a federação, mais uma vez, cumpre a tarefa de oferecer curso que contribua para tanto.

“BIM, do conceito à prática”, para novas competências e capacitação de acordo com as tendências do mercado.

Murilo Pinheiro – Presidente

logoMobile