sociais

logos

Cresce Brasil

Engenheiro traz nesta edição um retrato do desastre que se abateu sobre o polo naval brasileiro após a decisão da Petrobras de não mais contratar da indústria nacional. Situação deve se agravar com a decisão de reduzir a obrigatoriedade de uso de conteúdo local pelas empresas que explorarem gás e petróleo no Brasil.

 

Ainda não consumada, outra decisão equivocada que deve ser evitada é a privatização da Eletrobras, proposta pelo governo em agosto último. Maior holding do setor da América Latina, o grupo é estratégico ao desenvolvimento e à soberania nacional. Portanto, seria um equívoco o Estado abrir mão do seu controle acionário.

Aguardando apreciação do Congresso Nacional, o conjunto de medidas provisórias que estabelece o novo marco legal da mineração do Brasil também merece atenção da sociedade. Conforme especialistas, as novas regras propostas trazem avanços, mas também têm problemas que precisam ser evitados. Entre eles, a tarifação que pode favorecer grandes grupos econômicos.

Em entrevista, o reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), José Roberto Soares Scolforo, fala sobre o crescimento da instituição e dos bons resultados do curso de Engenharia Agrícola, o quarto melhor do País.
Em C&T, a construção do Sirius, acelerador de partículas de última geração que deve começar a funcionar em 2018.

E mais as atividades e iniciativas dos sindicatos em todo o Brasil.

Boa leitura.

logoMobile