sociais

logos

Cresce Brasil

Engenheiro traz nesta edição a discussão sobre as causas do acidente da barragem da Samarco que causou a tragédia na cidade de Mariana e teve impacto em 40 municípios, nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
O deslizamento ocorrido em 5 de novembro ainda gera consequências e continua sob investigação. Autoridades e especialistas ouvidos pela reportagem apontam falhas técnicas e desprezo pela boa engenharia no desastre que matou 17 pessoas.
Comprovando a importância da engenharia para a população, o esforço para desenvolver a tecnologia assistiva vem trazendo mais qualidade de vida às pessoas com deficiência
ao garantir acessibilidade e uma série de equipamentos inovadores, como comando de voz para cadeira de rodas e aplicativos que facilitam a comunicação.
Completando o pacote de destaque para inovação, C & T traz a discussão sobre o atual estágio de desenvolvimento da inteligência artificial, suas possibilidades e ameaças.
Ainda na pauta, o Departamento Jovem Profissional da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), que já reuniu estudantes e recém-formados de todo o Brasil para discutir suas diretrizes e propostas de atuação.
Em entrevista, o jornalista e diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz, o Toninho, alerta para as dificuldades que os trabalhadores enfrentarão em 2016.
E mais o que os sindicatos realizam em todo o Brasil.
Boa leitura.

 

 

“Céu nublado a parcialmente nublado com instabilidades ocasionais.” Essa é a previsão mais otimista possível para a indústria da construção civil no estado do Amazonas para 2016. Em cenários não tão otimistas, o tempo simplesmente fecha, ou seja, poderemos ter um ano com menos obras e mais desemprego.

Dos mais de 205 milhões de habitantes do País, 22,2% têm algum tipo de deficiên­cia. É o que aponta o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010. A esses cerca de 45,6 milhões de brasileiros, a tecnologia assistiva pode ser uma valiosa porta para inclusão na sociedade. Um exemplo é o projeto de uma cadeira de rodas com comando de voz, a única no Brasil, coordenado por Gustavo Peglow Kuhn, aluno do segundo semestre de Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul).

O seminário “Trabalho, política e cultura – construindo diretrizes e propostas de ações”, realizado em 9 de dezembro último, no Seesp, na capital paulista, foi um marco na organização da juventude da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU). A atividade foi promovida pelo Departamento Jovem Profissional da entidade e teve como objetivo ajudar na formulação de um plano de trabalho para estimular a participação desse segmento no movimento sindical. O presidente da FNE e da confederação, Murilo Celso de Campos Pinheiro, enfatizou que é necessário unir forças com os jovens para enfrentar com maior consistência os problemas atuais. “Isolados somos fracos e não ajudaremos o País a sair deste momento difícil.” E completou: “O futuro da confederação é crescer cada vez mais e ser referência de ação democrática e séria em defesa dos nossos profissionais. Por isso, estamos de portas abertas ao jovem.”

CE
Balanço das ações da entidade
A presidente do Senge-CE, Thereza Neumann Santos de Freitas, participou do programa na rádio O Povo /CBN, em Fortaleza, e falou das ações, dos trabalhos, dos convênios e parcerias firmados pelo sindicato durante 2015. Na ocasião, ela ressaltou vitórias importantes, como a Lei de Inspeção Predial, que foi elaborada pelo sindicato em conjunto com a Câmara Municipal de Fortaleza e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE). “Essa foi uma conquista pela qual lutamos muito e estamos felizes em ter encerrado o ano vendo a lei ser homologada, garantindo segurança à população”, disse Freitas. A edição especial do programa “Tecnologia no dia a dia”, produção independente do Senge, que vai ao ar todas as quartas-feiras, a partir das 15h, fez uma homenagem de fim de ano aos profissionais das classes abraçadas pelo sindicato.

Em 27 de janeiro último, novo vazamento de rejeitos acendeu sinal vermelho na já castigada Mariana (MG). Como conclui laudo técnico preliminar do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o desastre ocorrido 2,5 meses antes – de grandes proporções (confira em http://goo.gl/YSLB4e) – continua em curso. Pertencente à Samarco Minerações e parte do Complexo Germano-Alegria, a barragem do Fundão era classificada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) como de dano potencial alto, mas risco baixo. Segundo o promotor de Justiça Carlos Eduardo Ferreira Pinto, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a investigação sobre as causas de sua ruptura deve ser concluída em dois meses. Os indícios são de que houve falhas técnicas e omissão do Estado.

Em meio às crises política e econômica, 2016 começa com anúncios preocupantes por parte do governo federal, de que vai promover as reformas previdenciária e trabalhista. Para brecá-las e assegurar agenda positiva, pela retomada do crescimento e desenvolvimento, o movimento sindical precisa atuar em unidade. “Tem que reforçar e ampliar o trabalho de articulação junto aos poderes no sentido de resistir a essa ideia e retirar esses temas negativos da pauta”, afirma nesta entrevista ao Engenheiro o jornalista e diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz, o Toninho.

Mark Zuckerberg, fundador e presidente-executivo do Facebook, revelou no início deste ano que seu desafio para 2016 será o de montar um assistente de inteligência artificial (IA) para ajudá-lo a cuidar de sua casa e trabalho. Para isso, vai ensinar o programa a entender sua voz e a reconhecer rostos de amigos que frequentam sua residência para facilitar sua entrada.

logoMobile