sociais

logos

Cresce Brasil

auxilio emergencialO governo anunciou que vai prorrogar o pagamento do auxílio emergencial votado pelo Congresso Nacional. Ao fazê-lo, indicou que vai diminuir o montante pago antes mesmo de completar a lista dos eventuais beneficiários que não conseguiram se cadastrar e receber a primeira parcela. Alega também um alto grau de disfunção e de fraudes, que precisam ser eliminadas para não servirem de pretexto à desqualificação da rede de auxílios. É a primeira aflição.

O movimento sindical deve imediatamente gritar, alto e bom som, nenhum real a menos no auxílio, que ninguém fique sem receber.

A outra aflição é a continuada situação de empoçamento dos benefícios do INSS (aposentadorias, licenças maternidades, auxílios doença e todas as outras) paralisados com filas de mais de um milhão de trabalhadores e trabalhadoras não atendid@s.

Este descalabro, que vem presencialmente desde o ano passado e foi agravado pela pandemia, não pode continuar. As experiências recentes de milhões de brasileiros (e, em particular, do movimento sindical) confirmam a possibilidade real de enfrentamento dos problemas com redes e acessos virtuais. Nada justifica o descalabro que deve ser denunciado, enfrentado e suprimido.

Ao falar da experiência sindical na utilização dos meios eletrônicos, quero ressaltar, como exemplo de êxito, a realização das eleições sindicais virtuais dos bancários de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Este e muitos outros exemplos de lives, reuniões, assembleias, negociações e atendimentos virtuais, têm confirmado a relevância do movimento sindical e de sua capacidade de defender o interesse dos trabalhadores e das trabalhadoras e sua própria existência com os meios tecnológicos de comunicação à sua disposição.

O 1º de Maio virtual foi um exemplo forte do que é possível fazer, desde que se queira fazer. 

Fiquem em casa no fim de semana. Há vida pela frente a ser defendida.

João Guilherme Vargas Netto é analista político e consultor sindical da FNE.

Adicionar comentário


logoMobile