sociais

logos

Cresce Brasil

O Brasil sedia esta semana a Conferência Internacional sobre Biocombustíveis: Os biocombustíveis como vetor do desenvolvimento sustentável. O evento, que será realizado entre 17 e 21 de novembro, em São Paulo, vai reunir representantes de quase 50 países, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e especialistas do governo e do setor. Eles vão debater a experiência brasileira de quase 35 anos na produção e utilização do etanol.

Um dos objetivos da conferência, segundo o Ministério da Agricultura, é contribuir para a discussão internacional sobre os desafios e oportunidades gerados pelos biocombustíveis. Atualmente, a cana-de-açúcar, tem seu plantio ocupando menos de 1% do território nacional e representa cerca de 16% da matriz energética brasileira. Cerca de 57% da produção de cana é consumida com a fabricação de etanol.

Segundo o minsitro Reinhold Stephanes, o Brasil foi o país que mais cresceu na produção agrícola nos últimos sete anos e deve manter seu posto. "No prazo de 15 anos devemos manter uma condição favorável de crescimento na produção agrícola para o consumo interno de alimentos, energia limpa e exportação". O ministro acredita que durante esse período não haverá competição entre alimentos e bionergia na agricultura nacional, como ocorre com o milho nos Estados Unidos.

A conferência será dividida em duas partes. Uma com cinco sessões plenárias abertas ao público, nos dias 17, 18 e 19, e outra intergovernamental, nos dias 20 e 21, com a participação de autoridades do poder executivo. Segurança energética, produção sustentável, agricultura e processamento industrial, especificações técnicas, comércio internacional e mudanças climáticas também serão temas em debate.

Dados da Secretaria de Produção e Agroenergia (SPAE), do Ministério da Agricultura, mostram que os investimentos vindos de fora do país já atingem 15% do total de recursos aplicados nos setores industriais do açúcar e do álcool brasileiros. A frota de veículos flex fuel já ultrapassa os seis milhões de unidades e o consumo de etanol já é maior que o de gasolina no Brasil. A previsão é de que sejam investidos, até 2012, R$ 30 bilhões na instalação de novas indústrias produtoras de etanol no território nacional. (Danilo Macedo, ABr)

Adicionar comentário


logoMobile