A Estação Ciência está trazendo para São Paulo a exposição Visões da Terra: Entre Deuses e Máquinas "Qual o lugar da humanidade no mundo que vivemos". Com abertura marcada para o dia 18 de novembro, a mostra busca proporcionar aos visitantes, de forma dinâmica, uma reflexão sobre como o homem se relaciona com o mundo em que vive.

A idéia é que o público possa fazer uma viagem através da história do planeta em vários módulos, com minuciosidade de dados e acompanhado de obras de arte. Numa tentativa de reconstituir de forma ilustrada e completa a evolução da vida na Terra, os módulos apresentam uma trajetória que vai desde o período pré-cambriano, passando pelo surgimento do homem e suas interpretações sobre o planeta através dos tempos.

Destacam-se a reprodução da cidade de Çatal Huyuk, do período neolítico, do mapa-mundi imaginado por Anaximandro na Grécia Antiga, de pinturas da era cristã que identificavam o Paraíso como se fosse um continente, bem como também de reflexões mecanicistas surgidas com a Revolução Industrial.

A exposição tem curadoria geral de Rualdo Menegat, Doutor em Geociências e professor do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia da UFRGS, e curadoria artística de Ana Albani de Carvalho, professora do Instituto de Artes, também da UFRGS. Visões da Terra estreou no museu da própria UFRGS, por onde passaram mais de 50 mil visitantes. Nas palavras do professor Menegat "poucas histórias são tão arrebatadoras como aquelas que dão conta da origem e evolução da Terra, da vida e da humanidade". "A idéia é fazer uma relação entre ciência e arte para proporcionar toda uma experiência estética e visual" completa Ana Carvalho.

O responsável por trazer a exposição para São Paulo, e curador da montagem paulista, foi o Wilson Teixeira, professor titular do Instituto de Geociências da USP e ex-diretor da Estação Ciência.

Teixeira conta que "o que me chamou a atenção ao conhecer a exposição foi seu caráter interdisciplinar e didático, além dos aspectos cenográficos impactantes. Também me impressionou muito a linguagem adotada bem como a pesquisa histórica realizada. Em função disso, a exposição poderá interessar aos mais variados perfis de público e daí a grande importância de trazermos essa oportunidade para os paulistas".

Informações: (11) 3673 7022 ou no site do evento.

(Assessoria de Comunicação da Estação Ciência e Jornal da Ciência)