sociais

logos

Cresce Brasil

Em nota de 1º de fevereiro, o presidente da SBPC, Marco Antônio Raupp, declarou:

“Ciente do importante papel atribuído ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) manifesta seu apoio a esta tradicional instituição científica, que, com isenção e competência, vem fornecendo dados cruciais sobre o desmatamento das florestas brasileiras.

Os dados alarmantes divulgados na semana passada sobre o desmatamento da floresta Amazônica foram verificados com rigor por seus pesquisadores, sendo resultados de inúmeras checagens. E, de acordo com o Inpe, eles não apresentam erros.

Depois de exaustiva análise dos dados, chegou-se a conclusão de que a tendência declinante dos últimos anos foi interrompida e que há uma tendência ascendente do desmatamento, principalmente nos estados do Mato Grosso, Pará e Rondônia.

Apesar do erro intrínseco de cerca de 20% que a técnica apresenta – atribuído às dificuldades de observação – o sistema de processamento de dados de satélite Deter mostrou que a devastação tem sido inquestionavelmente crescente nos últimos cinco meses.

Em uma análise de outubro de 2007, o próprio Inpe detectou uma discordância na nova metodologia – implantada para acelerar a produção dos dados e torná-los mais confiáveis –, mas prontamente corrigiu o erro que superestimava números. Os dados atuais, portanto, condizem com a realidade do desmatamento acentuado das nossas florestas tropicais.

Como toda pesquisa científica, sujeita a erros e acertos, o Inpe tem cumprido com profissionalismo seu papel, produzindo e analisando dados de interesse nacional e internacional. E ele já fez o seu alerta. Agora é preciso agir.”

Leia também:

Agropecuaristas querem receber para não desmatar

Em mensagem no dia 4 de fevereiro, o diretor do Inpe, agradeceu o apoio. Eis a sua mensagem:

“Em nome de toda a equipe do Inpe, gostaríamos de agradecer o apoio e a confiança da SBPC em nosso trabalho científico, manifestadas à sociedade brasileira através da nota à imprensa da semana passada.

O apoio da SBPC é muito importante para que o Inpe possa manter sua posição de órgão independente, que realiza seu trabalho com isenção. Peço que este agradecimento seja enviado à toda a diretoria da SBPC e aos membros do Conselho.”

Adicionar comentário


logoMobile