O presidente da FNE, Murilo Pinheiro, esteve com o secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, José Lindoso de Albuquerque Filho, na manhã desta quarta-feira (2/10), em Brasília. O dirigente apresentou o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, destacando o trabalho da federação no debate e elaboração de propostas sobre várias políticas públicas, inclusive transportes e mobilidade. A ideia, ressaltou Murilo, é oferecer uma contribuição da engenharia brasileira a uma agenda técnica positiva, “visando ao desenvolvimento e à melhoria da qualidade de vida das pessoas”.

Murilo Pinheiro, Lindoso de Albuquerque Filho e Clever Ubiratan de Almeida.Albuquerque Filho agradeceu as sugestões, que considerou “muito bem-vindas”. Segundo ele, o governo está elaborando um Plano Nacional de Mobilidade para o qual solicitou a colaboração da FNE. Ele levantou ainda a possibilidade de um acordo de cooperação técnica com a federação para dotar os municípios mais carentes de assessoria para planejamento e execução de obras.

Durante a reunião, Murilo ressaltou a mais nova etapa do Cresce Brasil, que aborda a Engenharia de Manutenção e a proposta da FNE de criar nas administrações públicas órgão técnico que tenha o papel de zelar pela inspeção e fiscalização das obras e estruturas, como pontes, viadutos e barragens. O objetivo, salientou, é oferecer segurança à população e aplicar de maneira adequada os recursos.

Também entrou na pauta a necessidade de retomada de milhares de obras paralisadas no País, o que teria os efeitos benéficos de aquecer a economia, gerar empregos e atender a população à espera de equipamentos, como escolas e postos de saúde.

Participou do encontro o diretor do Departamento de Planejamento e Gestão de Mobilidade e Serviços Urbanos da Secretaria, Clever Ubiratan de Almeida.

Na imagem, Murilo Pinheiro, Lindoso de Albuquerque Filho e Clever Ubiratan de Almeida. Foto de Paula Bortolini.

Portal FNE, com informações de Paula Bortolini